TelComp Destaca
► 27/fev/2019  |  Redação

5G vem aí! Leilão da nova internet no Brasil deve sair até março de 2020

O presidente da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), Leonardo Euler, afirmou que o edital do 5G, a tecnologia de banda larga móvel que é uma evolução do 4G, será publicado ainda neste ano e o leilão ocorrerá até março de 2020.

Euler, que assumiu o comando da agência no fim do ano passado, deu a declaração em conversa com jornalistas no Mobile World Congress (MWC), maior evento de tecnologia móvel que acontece nesta semana em Barcelona, na Espanha.

“O edital deve ser lançado este e a realização efetiva do edital deve ser lançada efetivamente no primeiro trimestre”, disse Leonardo Euler.

O 5G deve oferecer velocidades de transferência de dados 20 vezes maiores do que o 4G, um tempo de resposta baixíssimo entre a troca de informações e permitir a conexão de diversos aparelhos sem que a rede seja congestionada, como ocorre hoje com o 4G e outros tipos de conexão.

O presidente da Anatel voltou a afirmar que não deve conduzir uma licitação com viés arrecadatório e, sim, exigir que as operadoras vencedoras cumpram exigências de qualidade.

Ele afirmou, porém, que haverá alguma cobrança pelo espectro. “Não vamos doar espectro como é feito na China”, diz.

A faixa a usada inicialmente para a implantação do 5G no mundo é a dos 3.5 Gigahertz. Uma fatia dela estará no pacote a ser licitado pela Anatel. Euler, no entanto, afirmou que o leilão pode combinar ainda outras parcelas das faixas 2.3 Ghz e 700 Mhz.

A matéria completa você confere no Uol.



João Moura, da TelComp, fala sobre competição nas telecomunicações

João Moura falou sobre o aumento da competição no mercado brasileiro de telecomunicações, em entrevista a Renato Cruz, editor do inova.jor.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399