A Fibra vai ser a principal tecnologia dos acessos BL Fixa?

Mantidas as tendências atuais, a fibra deve se tornar a principal tecnologia dos acessos BL fixa do Brasil em 2020. Nos últimos 2 anos a fibra acumulou adições líquidas de 3,9 milhões de acessos, enquanto os acessos de pares metálicos (xDSL) encolheram em 1,1 milhão. A fibra permite a oferta de velocidades maiores que as redes xDSL tradicionais, proporcionando uma melhor experiência para o usuário.

As Competitivas estão liderando o crescimento dos acessos em fibra, sendo responsáveis por 57% dos acessos com esta tecnologia.

Vivo e Oi, que possuíam 46% e 44%, respectivamente, do total de acessos com tecnologia xDSL em 2018, apresentam perdas nos acessos com esta tecnologia. A Vivo ainda conseguiu compensar estas perdas com o crescimento dos acessos em fibra, o que não ocorreu com a Oi.

A Oi está investindo em fibra para compensar estas perdas. Em fev/19 a Oi tinha redes FTTH em 31 cidades e pretende chegar a 62 cidades no final de 2019 (mais detalhes). A Vivo já possui redes FTTH em mais de 100 cidades.

A Claro tem a maior parte de seus acessos BL fixa em cable modem que oferece velocidades semelhantes às da fibra.

Como consequência, as competitivas estão ganhando market share das outras três operadoras. Elas lideraram o crescimento em 2018, com 94% do total de 2,3 de milhões de adições líquidas de acessos BL fixa no país.

Confira a análise completa no Teleco.