Notícias
► 11/out/2019  |  Redação

Algar, associada TelComp, faz teste de campo com rede 5G em Uberlândia (MG)

Nesta quinta-feira, 10, a Algar Telecom deu início à testes comerciais com 5G em Uberlândia (MG), que vão até 20 de outubro e serão realizados em parceria com a fornecedora Huawei. A iniciativa vai conectar óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem, um smartphone Mate 20X 5G para testes de velocidade.

As experimentações abertas ao público estão sendo realizadas no Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa. Em agosto, após a obtenção da licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 GHz em caráter de teste e pesquisa científica, a companhia realizou os primeiros testes com o 5G em laboratório – com a cooperação da Huawei e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neles, houve medição da taxa de dados alcançada, da latência da rede, do consumo de energia e outras variáveis em diversas situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes.

Na avaliação de velocidade de conexão, os testes com 5G atingiram 1.054 Mbps (acima de 1 Gbps) no downlink e 114 Mbps no uplink, número dez vezes maior do que o alcançado hoje no 4.5G, pouco superior a 100 Mbps. Em relação à latência, os testes do 5G chegaram a 6 ms. No 4.5G, em boas condições, a latência é de 15 ms.

Leia mais. 



João Moura falou sobre como será a rede de telecomunicações

João Moura, TelComp, e Rodrigo Uchoa, Cisco, conversaram sobre o futuro das redes com o jornalista Renato Cruz, editor do inova.jor.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399