A America Net fechou parceria com a prefeitura de São Paulo para levar WiFi gratuito, remunerado através de publicidade, a 619 pontos das cidade. Empresa promete acessos mais rápidos que o 4G, com velocidade de até 1 Gbps. E vê capacidade de replicação do modelo em outras cidades.
A America Net, empresa que assinou parceria para exploração do serviço de WiFi Livre na cidade de São Paulo, tem grande expectativa de retorno e de entrega para o projeto. A operadora se comprometeu a fornecer WiFi em 619 pontos da capital paulista, em muitos deles com velocidade de quase 1 Gbps. Em troca, recebeu autorização para explorar a exibição de publicidade nos aparelhos dos usuários que se conectarem a essa rede aberta.
“O foco desse projeto é a remuneração. Aqui na America Net o projeto precisa ser rentável, trazer lucro, para acontecer”, frisa José Luiz Pelosini, vice-presidente executivo da operadora. Segundo ele, já neste trimestre algumas praças serão ativadas, e todas as 619 estarão funcionando em não mais que dois anos. Conforme o edital, a empresa poderá explorar o WiFi durante cinco anos.
A operadora, que tem a maior parte da receita vinda do mercado corporativo, vislumbra um crescimento exponencial dessa modalidade de conectividade no país. Ela já era responsável por conectar 60 das 120 praças com WiFi Livre da cidade que funcionavam sob contratação da prefeitura e custavam R$ 12 milhões ao ano, desde 2014. Desde então, foram contabilizados 400 milhões de acessos. Agora, a prefeitura pretende ampliar, sem pagar nada.
“Estamos propondo um modelo de financiamento pelo setor privado que não onera os cofres públicos e assegura internet de qualidade para as regiões de maior vulnerabilidade social”, diz Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
A tele deverá buscar financiamento com publicidade. “Vamos fechar parceria com algumas empresas de mídia e comunicação que vão revender ou trazer os clientes para nós”, acrescenta Pelosini, da America Net. As negociações estão a todo vapor. Ele não diz qual o potencial de faturamento do negócio, mas garante terá desdobramentos positivos. “Esse modelo poderá ser praticado por outras prefeituras. Dando certo financeiramente, que é o que indica, o objetivo é que ele seja replicável”, completa o executivo.