Anatel abre consulta para pontos de troca de tráfego que terão interconexão regulada pelo PGMC

A Anatel está iniciando a etapa de identificação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT) que farão parte da listagem do Sistema de Negociação de Oferta de Atacado (SNOA). Estes são os PTTs selecionados para os quais as prestadoras com Poder de Mercado Significativo (PMS) no mercado de transporte de dados em alta capacidade são obrigadas a garantir a interconexão nas condições do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). Ou seja, os PTTs para os quais os provedores locais terão, garantida, a possibilidade de contratação de capacidade de transporte em condições reguladas.

A agência está solicitando às empresas dados de qualificação técnica e econômica referentes aos PTTs, que serão listados em um ato da agência. Para isso, foi elaborado um Guia Informativo sobre os PTTs, que na verdade estabelece também as regras de seleção e desempate para quais serão os  ponto de troca de tráfego que terão transporte garantido pelas PMS. Os PTTs, vale lembrar, são pontos de troca de tráfego em que grandes provedores de conteúdo oferecem conexão direta e onde grandes provedores de acesso de conectam para peering.

A chamada de informações durará 15 dias a contar desta sexta, dia 30.  Os critérios técnicos para a escolha do PTT são:

1 – Possuir pelo menos 50 Sistemas Autônomos (AS) habilitados a trocar tráfego no mês considerado pela Anatel;

2 – Obtiver, em média, 10Gbps de troca de tráfego no mês considerado pela Anatel;

3 – Possibilitar a troca de tráfego sem ônus com pelo menos 3 (três) provedores de conteúdo, CDN ou Cloud dentre os seguintes grupos: Google, Facebook, Microsoft, Globo, Mercado Livre, UOL, Yahoo, Blogspot, Wikipedia, Netflix, Amazon, Akamai, Cloudfare;

4 – Utilizar os protocolos TCP/IP nos modos Dual-stack IPv4/v6 (preferencial), IPv4 ou IPv6;

5 – Suporta os modos IPv4, IPv6 ou os dois simultaneamente para conexões dual-stack; e

6 – Possuir Protocolo de Roteamento BGP com suporte a Número de Sistema Autônomo (ASN) público.

 

Veja a matéria na íntegra no Teletime.