Anatel vai destinar faixa de 2,3 GHz para 5G

A Anatel aprovou nesta quinta-feira, 9/8, a abertura de consulta pública sobre as novas condições de uso da faixa de 2,3 GHz . A proposta da agência é que os 100 MHz disponíveis seja utilizados para aplicações em 5G. E podem até ser incluídos no leilão de espectro previsto par 2019. Serão aceitas contribuições por 30 dias.

“A proposta é que, assim como já estamos trabalhando a respeito de 3,5 GHz, essa faixa também seja destinada ao 5G. E eventualmente poderá ser incluída no leilão de outras faixas, como o próprio 3,5 GHz, que estamos planejando para o ano que vem”, afirmou o presidente da Anatel, Juarez Quadros.

O uso dessa fatia do espectro se tornou possível depois de negociações com as emissoras de televisão. O resultado foi uma resolução (688) aprovada no fim de 2017 que realojou serviços de retransmissão e de coberturas externas do naco entre 2,3 e 2,5 GHz, onde estavam, para subfaixas entre 2 e 2,3 GHz.

Enquanto isso, operadora e fabricantes fazem testes na faixa de 3,5 GHz com o objetivo de viabilizar essa radiofrequência para 5G também. A dificuldade está em interferências na recepção de sinais pelas antenas parabólicas. A Anatel espera desenvolver uma solução de baixo custo que mitigue o problema.