Correios, Datora e Movttel debaterão mercado brasileiro de MVNOs

Teletime

Diversas operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês) surgiram no Brasil nos últimos anos, cada uma focando em nichos e aplicações específicas. Representantes de três das principais empresas que apostam nesse modelo de negócios participarão de um painel sobre o tema no Fórum de Operadoras Alternativas, no dia 26 de março, no WTC, em São Paulo: Cristiano Barata Morbach, vice-presidente de canais dos Correios; Olinto Santana, CEO da Movttel; e Tomás Fuchs, presidente da Datora.

Os Correios são a primeira empresa pública a ter sua própria operadora móvel virtual. Lançada há um ano com foco na classe D, já ultrapassou a marca de 80 mil assinantes com um plano pré-pago. As vendas acontecem nas agências dos Correios.

A Movttel e a Datora Mobile, por sua vez, atuam como agregadoras de MVNOs. A primeira é a responsável técnica por quatro operadoras virtuais: três voltadas para o público evangélico e uma para torcedores do Corinthians. A Datora Mobile, por sua vez, foi a primeira operadora móvel virtual no Brasil. A empresa é co-fundadora e responsável pelo início da operação da Porto Seguro Conecta, relação esta que não é mais societária. Além disso, a Datora Mobile é parceira estratégica da Vodafone no segmento de Internet das Coisas (IoT), responsável pelo atendimento dos clientes globais da companhia. Por fim, presta serviços como Mobile Virtual Network Enabler (MVNE) para a British Telecom (BT) e a Fonelight. Atualmente, a empresa possui mais de 200 mil devices conectados em sua rede.

Os três painelistas abordarão os principais desafios e obstáculos de ordem técnica e de negócios enfrentados para implementar e manter uma MVNO no Brasil. Ao fim do painel haverá um debate com a participação dos três.

O Fórum de Operadoras Alternativas será aberto com uma palestra do superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino Silva, e contará também com painéis sobre operadoras Wi-Fi e sobre novas redes de IoT. A programação atualizada está disponível no site do evento: www.operadorasalternativas.com.br.

O seminário é organizado por Mobile Time e Teletime. Ingressos antecipados estão à venda com 15% de desconto até o dia 2 de março através da plataforma online Sympla ou diretamente com o departamento de vendas do Mobile Time pelo telefone 11-3138-4619 ou pelo email eventos@mobiletime.com.br.  Há descontos para compras em grupo.