CPFL Soluções constrói fazenda solar para Algar Telecom em MG

Projeto contou com investimentos de R$ 21,7 milhões e foi realizado em parceria com a Alsol.

CPFL Soluções – empresa do Grupo CPFL que oferece soluções para comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída e infraestrutura energética – investiu R$ 21,7 milhões para implantação da sua primeira fazenda solar, a usina Capim Branco.

A instalação, localizada em Uberlândia (MG), foi construída para atender as necessidades energéticas das operações da Algar Telecom e faz parte do Programa de Eficiência Energética, iniciado pela empresa em 2010. A execução das obras ficou por conta da Alsol Energias Renováveis, empresa acelerada pelo grupo Algar.

O projeto, segundo as empresas, fornecerá energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais, e a expectativa é de que a geração de energia proveniente da usina fotovoltaica da Algar Telecom represente aproximadamente 18% do consumo total de energia da companhia.

Com de 5 MWp de potência, a fazenda solar ocupa área de 85 mil metros quadrados (m²) e conta com 15.540 painéis fotovoltaicos, 37 inversores e quatro transformadores. O projeto tem capacidade para produzir 9,3 mil MWh por ano, volume suficiente para abastecer 3.875 famílias com um consumo mensal de 200 kWh. A usina conta com um sistema supervisório de monitoramento à distância e se conecta à rede elétrica por meio de uma linha de distribuição de 13,8 kV de tensão com dois quilômetros de extensão.

Clique e veja a matéria completa no Computerworld.