Curitiba mobiliza startups em evento internacional de cidades inteligentes

A segunda edição do Smart City Expo Curitiba acontece nessa semana na capital paranaense, capitaneadas pela prefeitura da cidade e pelo iCities, startup curitibana especializada em soluções inteligentes. O encontro é organizado pela FIRA Barcelona e vai trazer palestrantes internacionais como o Bibop Gresta, co-fundador e atual presidente da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa focada em infraestrutura, com um novo modelo de mobilidade urbana.

Entre os destaques locais estão uma série de startups, caso da 4vants e da Veever. A primeira é voltada a empresas e concessionárias do setor elétrico e usa drones e inteligência artificial para inspecionar de forma remota as redes de distribuição e transmissão de eletricidade. Tudo é feito a partir da captura de fotos e vídeos, que ajudam a identificar com inteligência artificial a quantidade de ativos, anomalias e localização de cada item. A solução da 4vants ajuda as empresas do segmento de geração e distribuição de energia a aumentar a velocidade de inspeção, otimizar a gestão da manutenção, evitar riscos a humanos e reduzir custos.

A Veever, por sua vez, desenvolveu um aplicativo para celular de fácil manuseio, que permite aos deficientes visuais se localizar pela cidade. O sistema funciona com beacons, dispositivos de microlocalização que são fixados em pontos chave da cidade, cujo sinal é interceptado pelo smartphone do usuário, funcionando como se fosse um GPS, mas com maior precisão. A tecnologia ainda ajuda o deficiente visual a identificar linhas de ônibus urbanos de Curitiba como o Interbairros, o Ligeirinho e todo o sistema de transporte da cidade.

Confira a matéria no Infraroi.