Desbloqueio do espectro pode adicionar US$ 565 bilhões ao PIB mundial de 2020 a 2034, diz GSMA

O desbloqueio do espectro para a indústria móvel para fornecer serviços 5G inovadores em diferentes setores da indústria poderia adicionar US$ 565 bilhões ao PIB mundial de 2020 a 2034, de acordo com um novo relatório lançado hoje pela GSMA. Os serviços 5G da próxima geração melhorarão o acesso à assistência médica, educação e mobilidade, reduzindo a poluição e aumentando a segurança. No entanto, estes resultados dependem do apoio do governo para a identificação de espectro suficiente em ondas milimétricas (mmWave) para a indústria móvel na próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações da UII em 2019 (CMR-19).

O relatório “Benefícios socioeconômicos dos serviços 5G fornecidos em mmWave” examinou e quantificou o impacto das ondas milimétricas na contribuição geral das redes 5G para a sociedade. O espectro em mmWave terá os serviços 5G de maior capacidade. Ele possui as características ideais para suportar taxas de transferência de dados muito altas e recursos ultraconfiáveis de baixa latência, que suportarão novos casos de uso e proporcionarão as vantagens do 5G a consumidores e empresas do mundo inteiro.

De acordo com Brett Tarnutzer, diretor de espectro da GSMA, o ecossistema móvel global sabe como fazer o espectro funcionar para oferecer um futuro melhor e as operadoras de telefonia móvel têm um histórico de transformar as atribuições de espectro em serviços que estão mudando a vida das pessoas. O planejamento, disse, é essencial para permitir o mais alto desempenho de 5G e o apoio do governo para faixas em ondas milimétricas para a indústria móvel na CMR-19 permitirá ofertas de serviços 5G de grande valor para seus cidadãos.

Segundo o executivo, mais de 5 bilhões de pessoas já contam com o ecossistema móvel para fornecer serviços que são essenciais para seu dia a dia e fundamentais para a sustentabilidade econômica das comunidades onde vivem.

A GSMA aponta que  5G mmWave não só fornecerá aos consumidores serviços de banda larga móvel ultrarrápidos, incluindo entretenimento imersivo, como também estimulará uma série de aplicativos que permitirão que cidadãos e empresas façam amanhã o que não podem fazer hoje. Essas inovações incluirão serviços remotos aprimorados de educação e saúde, automação industrial, realidade virtual e aumentada e muitas outras.

As novas faixas em mmWave para dispositivos móveis estão sendo discutidas na CMR-19 e a GSMA recomenda o apoio às faixas de 26 GHz, 40 GHz e 66-71 GHz para os serviços móveis. A harmonização global dessas faixas na CMR-19 criará as maiores economias de escala e tornará a banda larga mais acessível em todo o mundo. Fora do processo da CMR-19, 28 GHz também está emergindo como uma importante faixa em mmWave para tornar realidade a visão de velocidade ultra-alta para 5G. Serviços comerciais que usam essa faixa já foram lançados nos EUA e também serão adotados para 5G em países como Coreia do Sul, Japão, Índia e Canadá.

O relatório “Benefícios socioeconômicos dos serviços 5G fornecidos em ondas milimétricas”, que inclui detalhes sobre casos de uso do 5G, valor e contribuição do PIB por setor e geografia, pode ser encontrado aqui. O estudo foi conduzido pela TMG, uma empresa de consultoria especializada no setor de tecnologias de informação e comunicação, em nome da GSMA.