Encontro TelComp debate temas estratégicos para crescimento das operadoras competitivas

O Encontro de Dirigentes de Operadoras de Telecomunicações reuniu mais de 40 executivos de empresas associadas à TelComp no Rio de Janeiro, no último dia 15 de agosto. O evento discutiu temas estratégicos para o desenvolvimento e o crescimento das operadoras competitivas e contou com a participação da Anatel, Nic.Br, BNDES e Felsberg Advogados. As associados representavam empresas do RJ, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

No primeiro bloco, Ivan Campos, Sergio Peixoto e Luiz Menezes, do Felsberg Advogados, abordaram aspectos tributários, societários e de governança, temas fundamentais para criar valor nas empresas. A carga tributária pesa demais, porém, qualquer falha na apuração de impostos, planejamento fiscal, recolhimento de fundos à Anatel ou na governança corporativa, pode destruir o valor das empresas e impedi-las de acessar financiamentos ou mesmo participar de processos de fusões e aquisições. Foi uma abordagem abrangente, focada na geração e preservação de valor.

 Em seguida, Milton Kashiwakura, diretor do Nic.BR, refletiu sobre a situação da internet no Brasil. Detalhou os problemas com a transição de IPv4 para IPv6, ressaltou que o processo é irreversível e que precisa ser acelerado para permitir o crescimento das empresas. Em seguida, Kashiwakura apresentou um quadro geral da situação dos pontos de troca de tráfego existentes no Brasil e falou sobre as alternativas para melhorar a eficiência e reduzir custos de transporte para operadoras.

Nesse contexto, o diretor do NIC.br detalhou a operação do Open CDN, um projeto piloto já em funcionamento, cujo objetivo é otimizar o acesso às grandes fontes de conteúdo da internet para reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. Ao final, Kashiwakura abordou questões de segurança na internet, fatores críticos para as operadoras. Os ataques às redes no Brasil, hoje, estão em níveis preocupantes e isso exige muita atenção das operadoras, pois o risco de prejuízos aos serviços e mesmo o colapso de redes em função de ataques é real e constante.

Abraão Silva, superintendente de competição da Anatel, fez uma apresentação sobre o PGMC e o regulamento de interconexão. Nos dois casos, a Anatel traz inovações que poderão ter grande impacto na competição, além de facilitar investimentos e expansão de serviços. A oferta regulada de circuitos de alta capacidade e a regulamentação do compartilhamento de dutos poderão ter impacto direto sobre os investimentos das operadoras competitivas. Vários dos entraves existentes no regulamento de interconexão estão sendo superados e isso deve estimular a oferta de telefonia fixa, dando sobrevida a um produto que ainda é importante.

Em seguida Fábio Casotti, da superintendência de competição da agência, atualizou os participantes sobre a questão de postes. Abordou problemas práticos, precificação, reordenamento, resolução de conflitos, entre outros.. Complementando a discussão sobre o tema, profissionais da Light, distribuidora de energia no Rio de Janeiro, participaram do debate. De forma geral, todos entendem a complexidade da matéria e a necessidade de encontrar soluções sólidas.

No último bloco do evento, o chefe do departamento de TI e Comunicação do BNDES, Ricardo Rivera, fez uma exposição abrangente e encorajadora sobre os planos do BNDES para levar financiamentos de longo prazo às operadoras competitivas. O banco está trabalhando em casos concretos, concluídos ou em fase final de negociação, incluindo associadas da TelComp. Na apresentação, ficou claro que o banco está buscando alternativas novas para financiar as operadoras, o que certamente facilitará investimentos futuros.

Ao final de uma jornada intensa de trabalhos, a Angola Cables, associada da TelComp, ofereceu um ótimo coquetel de confraternização. No alto do prédio, com vista para a praia de Copacabana, os participantes puderam continuar conversas, fortalecendo as relações profissionais e fazendo negócios, dentro do espirito de “cooperar e competir” que norteia as atividades da TelComp.