Huawei entra oficialmente no mercado de provedores regionais

O mercado de provedores regionais, ou seja, as empresas que juntas formam a quarta grande operadora do país, acaba de entrar oficialmente no portfólio da Huawei. No ano passado, os provedores foram responsáveis por nada menos do que 83% dos novos acessos de banda larga no país de acordo com a Anatel. Para Lucas Fontes, gerente de soluções da multinacional, o segmento vai representar até 25% do faturamento da área Enterprise. A oficialização foi uma das iniciativas da companhia durante o Huawei Enterprise Brasil Partner Summit, que aconteceu em São Paulo na quinta-feira passada (9/5).

Apear da possibilidade de contato direto com os grandes players do setor, a multinacional estabeleceu parceria com três companhias para atender os provedores regionais: Agora Telecom, FiberX e ConnectoWay. O trio, aliás, acaba de participar do Future ISP, que aconteceu na semana passada em Olinda (PE) e que já se tornou uma referência do setor no Nordeste. Lembrando que enquanto as operadoras tradicionais perderam acessos de banda larga no Nordeste no ano passado, os provedores aumentaram sua base em 104%.

“Todos os negócios com os provedores regionais vão acontecer via parceiros”, destaca Fontes. De acordo com ele, desde 2015 a Huawei vem estudando o mercado e já atendia os provedores regionais de forma pontual. Agora, a ideia é ter uma oferta estruturada desde as redes GPON até soluções para a infraestrutura de backbone óptico, além de agregar serviços na nuvem. O portfólio seria similar ao já oferecido a outros segmentos, mas de forma personalizada.

Leia notícia completa.