Mercado de telecom deve recuar 0,3% em 2019, prevê IDC Brasil

O mercado de telecomunicações brasileiro deve registrar uma pequena retração de 0,3% em 2019, de acordo com previsões realizadas pela consultoria especializada em tecnologia IDC Brasil. O mercado de TI, por sua vez, deve avançar 10,5% no mesmo período, impactado pela vertical de dispositivos. Somado, o setor de TICs deve fechar o ano com crescimento de 4,9%.

Caso confirmado, o resultado negativo do segmento de telecomunicações manteria “a tendência dos últimos anos”, conforme a consultoria. No ano passado, a previsão da IDC Brasil para o setor de TICs previa recuo de 0,1% em telecom e alta de 5,8% em TI, totalizando crescimento de 2,2% para o setor de TICs.

A consultoria destaca também o papel dos provedores regionais no mercado de banda larga fixa, que mesmo com um parque grande em rádio, avança com rede de fibra (FTTH). A previsão é que este ano aumentem sua participação em 5 pontos percentuais, ultrapassando os 25% de market share. Atualmente, segundo dados da Anatel referentes a dezembro de 2018, os ISPs contam com 20,13% do mercado.

Pela análise da IDC, a marca da operadora é o atributo “menos importante” na hora de o cliente escolher a banda larga fixa residencial. Neste contexto, a empresa afirma que o mercado de provedores regionais mantém a aceleração em fusões e aquisições. Em serviço de comunicação multimídia (SCM) em geral, a companhia chama atenção para crescimento do segmento B2B, incluindo em ARPU e margem, por conta do mix de produtos, incluindo serviços de data center, cloud, voz fixa e móvel.

Veja a matéria completa no Teletime.