MVNO pode ser importante aliado para provedor de internet

A partir de uma conectividade fim a fim como “operadora móvel virtual credenciada” (MVNO), provedores especializados têm criado modelos de negócio que maximizam vantagens aos seus clientes, gerando novas fontes de receita, além de competitividade no mercado de serviços de telecomunicações e Internet das Coisas.

Conforme dados da consultoria Teleco, os provedores regionais (ISPs) respondem por 28% das conexões de Internet de banda larga no país, atrás apenas da operadora líder que tem 30%. Na banda larga móvel, todavia, as MVNOs (operadoras móveis virtuais) ficam em 0,01% do total. Em contrapartida, no segmento M2M (conexão entre máquinas), a participação das MVNOs chega a 5%.

Os SIM cards das MVNOs embarcados em dispositivos conectados das indústrias automotiva, de utilities, segurança, meios de pagamento, logística ou agronegócio estão na base de grandes cases relacionados a redução de custos de atividades já existentes, e abrem espaço para a criação de serviços de valor agregado a diversos segmentos. Ao meu ver, isso é só o começo do que as MVNOs podem fazer junto às indústrias, startups, gestores urbanos e outros criadores de serviços, como é o caso dos ISPs.

Confira texto completo de Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia.