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► 09/ago/2018  |  Redação

Serviços de telecom têm queda de reclamação

TeleTime

A Anatel divulgou nesta quarta-feira, 8, que o número de reclamações sobre os serviços de telecomunicações no primeiro semestre caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.  De acordo com a agência, entre janeiro e junho deste ano foram recebidas 1.493.000 reclamações nos canais de atendimento do órgão regulador. Em 2017, foram 1.769.900 manifestações de insatisfação  no primeiro semestre. A telefonia móvel foi o serviço que mais recebeu queixas. Foram 701.500 reclamações no semestre, o que corresponde a 46,9% do total.

Além da telefonia móvel, a agência recebe reclamações relativas aos serviços de: telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura. Segundo levantamento da Anatel, a telefonia fixa recebeu 337.100 reclamações (22,5%), a banda larga fixa recebeu 246.700 reclamações (16,5%) e a TV por assinatura 194.800 queixas (13%), entre janeiro e junho.

Nos primeiros seis meses de 2018, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel, registrou uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa registrou diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.

No serviço de  telefonia móvel, a empresa mais sofreu reclamações no semestre foi a Tim que recebeu 280.100 queixas. Na telefonia fixa, a empresa mais reclamada foi a Oi com 171.100 reclamações. Quanto à TV por assinatura, a Net e a Sky receberam o mesmo número de reclamações, mais de 70 mil reclamações cada uma. Quanto à banda larga fixa, a empresa mais reclamada foi a Oi, com 90 mil reclamações no semestre.

Índices em junho

No mês de junho, o serviço móvel pessoal pós-pago foi o mais reclamado, com 74.023 reclamações. Na banda larga fixa, o motivo mais reclamado foi “qualidade, funcionamento e reparo” com 42,33% das reclamações. “Cobrança” foi o principal motivo de reclamações de TV por assinatura (48,02%), de telefonia fixa (40,55%) e de telefonia móvel pós-paga (48,73%). Na telefonia móvel pré-paga, o principal motivo de reclamações foi o “crédito pré-pago” (41,88%).

A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 1331, pelo Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor e presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.



Economia digital: aplicações não vão funcionar sem redes

“Hoje ao se falar de economia digital, se fala muito da camada de aplicações, mas não há preocupação com a infraestrutura. Só que sem redes, não há aplicações”, disse o presidente executivo da TelComp, João Moura.

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