Startup utiliza IoT no monitoramento de ciclovias

Pullup criou sistema para tornar o uso da bicicleta mais seguro em grandes cidades

Um projeto que usa Internet das Coisas (IoT) para mobilidade urbana, com foco em ciclovias, é o foco da Pullup, startup da área de engenharia eletrônica. A iniciativa faz parte  do programa  Cidades Inteligentes-Cidades Sustentáveis, lançada em 2016, e que tem acordo de cooperação com a Fapesp, agência de pesquisa paulista, e com a Finep (financiadora de projetos).

A expectativa, de acordo com o engenheiro elétrico Conrado Leite de Vitor, co-fundador da empresa e pesquisador responsável pelo projeto, é colocar no mercado um dispositivo batizado de SmartBike até junho deste ano. Segundo Vitor, esse equipamento pode ser acoplado ao guidão de qualquer tipo de bicicleta para exercer três funções: registrar dados como velocidade e quilômetros percorridos, atuando como um computador de bordo; identificar a localização do veículo, funcionando assim como um sistema de rastreamento e, ainda, conectar o veículo a uma rede de internet sem fio para receber diversos tipos de informação.

Vitor explica que, à semelhança das redes indoor (como o Wi-Fi), também já estão se popularizando redes sem fio que permitem a comunicação de longo alcance (entre 2 a 15 km), com baixo consumo de energia. “Tecnologias como a SigFox, por exemplo, já estão disponíveis em todas as capitais e têm sido muito usadas em soluções de IoT voltadas às smart cities”, diz o pesquisador. “Utilizando essa tecnologia, os sensores instalados na bicicleta alimentarão um sistema na nuvem, enviando dados como nível de luminosidade, umidade e aceleração”, detalha Vitor.