Teles querem expandir negócios para além da conectividade no 5G

Ao longo dos próximos seis anos, o tráfego de dados móveis vai crescer 400% no mundo, enquanto a receita das operadoras aumentará apenas 1%. Ao mesmo tempo, é esperado que 95% do faturamento mundial do promissor mercado de Internet das Coisas (IoT) será destinado a aplicações, plataformas e serviços, enquanto apenas 5% ficará com conectividade. Os números foram apresentados como um alerta para as operadoras móveis por Chua Sock Koong, CEO da Singtel, uma tele de Cingapura, durante o painel de abertura do MWC 2019 nesta segunda-feira, 25, em Barcelona.

Na prática, é a reedição de um antigo debate do setor, que é retomado a cada nova geração de telefonia móvel: qual deve ser o papel de uma operadora? Concentrar-se em ser um mero cano de comunicação ou prover serviços de valor adicionado, que lhe garantem maior margem e um diferencial de mercado, mas demandam conhecimento e experiência em áreas onde as teles não estão acostumadas?

O advento do 5G é uma oportunidade para as operadoras rediscutirem essa questão e tentarem, mais uma vez, expandir suas fronteiras de atuação. Pelo menos é o que algumas teles em mercados mais desenvolvidos estão planejando. É uma tentativa de compensar a “comoditização” dos serviços de comunicação (voz e dados).

No caso da Singtel, 25% da sua receita já provém de fontes alternativas. A operadora de Cingapura está apostando em novas unidades de negócios em áreas como marketing digital; serviços de segurança digital; streaming de vídeo; e análise de dados. “As oportunidades são as mesmas e deveríamos trabalhar em conjunto”, conclamou Koong, dirigindo-se às demais operadoras móveis do resto do mundo.

A sul-coreana KT está seguindo a mesma estratégia. Seu CEO, Chang-Gyu Hwang, apresentou no palco diversas aplicações desenvolvidas pela operadora sobre a sua rede 5G, desde um cockpit para gerenciamento de resgates e de outras emergências em grandes cidades, até uma plataforma de “fábrica inteligente como serviço”. Como exemplo, citou o estaleiro da Hyundai, que conectou todos os seus processos a uma rede 5G da KT, garantindo maior eficiência e menores custos.

Confira a matéria completa no Teletime.