Teletime, 20 anos

Samuel Possebon – Teletime

Há 20 anos (e oito dias), no dia 12 de fevereiro de 1998, lançávamos TELETIME News, nossa primeira incursão no setor de telecomunicações depois de termos criado, também de maneira pioneira, o noticiário na Internet PAY-TV Real Time News, dois anos antes. Méritos do jornalista Rubens Glasberg, que teve a visão de levar publicações especializadas para a Internet quando poucos apostavam neste meio, e de propor uma publicação de telecomunicações que acompanhasse o novo cenário que surgia: um modelo privado, competitivo e caminhando para uma realidade cada vez mais digital. O primeiro slogan da TELETIME era: “O novo tempo das telecomunicações”.

A TELETIME nasceu, portanto, digital. Só alguns meses depois ganhou a sua versão analógica impressa, que se manteve até 2013. Já versão digital segue viva e diária.

Quando lançamos TELETIME os tempos eram outros. Basta revisitar algumas notícias que demos nas primeiras edições. Exemplos aquiaquiaquiaquiaquiaqui… Pouparemos o leitor deste exercício de arqueologia, mas todas elas estão disponíveis no site. Falávamos da chegada das primeiras definições tecnológicas que viabilizariam a Internet móvel; da primeira versão do Plano Geral de Metas de Universalização e de como as metas poderiam reduzir o valor dos lances no leilão do Sistema Telebrás; da expansão inicial da das empresas de telefonia móvel que operavam pela banda B; dos arranjos para os consórcios que participariam da desestatização…

Era o momento que se desenhava o modelo de telecomunicações atual. A Lei Geral de Telecomunicações havia sido recentemente aprovada no Congresso, mas ainda não havia sido regulamentada. O desenho de privatização estava sendo finalizado. Novos investidores e visões empresariais começavam a chegar ao Brasil. Acompanhamos, analisamos e registramos os principais fatos. Seguimos, desde então, acompanhando o setor de telecomunicações diariamente. Algumas notícias mudaram, outras nem tanto. No campo das políticas, ainda estamos, inacreditavelmente, patinando mais ou menos sobre os mesmos temas.

Mas notícia velha não é notícia. É apenas história. Nosso recado, cada vez mais atual, é sobre a relevância da informação de qualidade e independente para o debate público e para a transparência e fortalecimento setorial.

Editamos um noticiário diário há 20 anos. São exatas  44.164 matérias em nosso banco de dados, só sobre telecomunicações. Ao todo, o acervo passa de 126 mil notícias. Adicione-se algumas dezenas de encontros realizados ao longo destes anos, como o Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações. Estamos aqui 365 dias por ano. Em tempos de redes sociais, influenciadores digitais e fast news (para não falar de fake news e notícias copiadas), é sempre bom lembrar que ainda há jornalistas que buscam, com dedicação, compromisso com o ecossistema das telecomunicações e responsabilidade com o interesse público, manter o setor em evidência.