TIM, associada TelComp, demonstra 5G com tecnologia Huawei em Florianópolis

A operadora TIM demonstrou hoje, 26, sua primeira rede móvel de quinta geração no Brasil. A rede ainda é um protótipo e foi construída no campus da UFSC, em parceria com a Fundação CERTI e a fornecedora Huawei.

Na demonstração para jornalistas, o celular Huawei Mate X alcançou velocidade de download de 1033 Mbps (pouco mais de 1 Gbps). O aparelho se conectou a uma célula 5G que está inserida na infraestrutura de rede comercial da TIM. A velocidade de upload bateu em 70 Mbps. Mas, segundo os executivos da empresa, a intenção é de que comercialmente o upload chegue a 300 Mbps nos planos mais sofisticados.

O teste acontece sob licença da Anatel para uso limitado de uma banda de 100 MHz do espectro de 3,5 GHz para fins de pesquisa. Mais, portanto, do que a previsão de espectro que será leiloada pela Anatel em 2020.

A Fundação CERTI ficou encarregada de estudar aplicações para a 5G. Na ocasião, foi demonstrada a solução de MBB (banda larga móvel no celular), chamada holográfica, transmissão de conteúdo de realidade virtual, e conexão FWA (banda larga fixa).

Leia matéria completa.