Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

No que vem sendo uma trajetória constante, os acessos fixos à internet voltaram a crescer em março (+21,4 mil), acumulando em 2019 um aumento líquido de 223 mil conexões (+5,5%) e totalizando 31,43 milhões de conexões ativas no fim do primeiro trimestre deste ano.

Além do crescimento contínuo, o desempenho da oferta de banda larga fixa se dá predominantemente pela substituição dos acessos por conexões em fibra óptica, especialmente, mas não somente, sobre a rede de cobre (xDSL). Já são 6,33 milhões de acessos em fibra, ou 20,1% do total.

A modernização dos acessos se mostra nas 660 mil novas conexões entre janeiro e março deste ano, o triplo do crescimento líquido de 223 mil no período. Nos últimos 12 meses, foram 2,7 milhões de novos acessos em fibra, para um crescimento líquido de 1,7 milhão desde março de 2018.

Daí a proporção da fibra ter passado de 12% para os atuais 20%. Enquanto isso, o xDSL recuou de 43%, mas ainda representa 37% de todos os acessos em serviço no Brasil. As conexões por cabo coaxial são a segunda tecnologia mais usada, com 30%. Depois a fibra, mas que cresce enquanto o xDSL cai e o cabo estabilizou.

Pelo visor dos grupos, a concentração continua a tônica da oferta do serviço no país. Claro/Net, Telefônica e Oi detém 72% do mercado. O crescimento, no entanto, é absolutamente concentrado nas empresas com menos e 50 mil assinantes. Em 12 meses, esse grupo de empresas cresceu 32% e detém 21% dos acessos fixos à internet.

Fonte Convergência Digital