TelComp Destaca
► 11/abr/2019  |  Redação

Unitelco fornece links de rádios para empresas e provedores

Diferente da grande maioria de provedores de links, que têm direcionado os investimentos para a fibra óptica, a Unitelco, operadora com sede em São Paulo, estabeleceu a tecnologia de rádio como a base para a sua rede, que cobre mais de 70 cidades cidades de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A opção pelo wireless vem desde sua criação, em 1999, e continuará sendo a sua principal bandeira e diferencial no mercado brasileiro, por conta dos benefícios do rádio em relação à fibra.

” A conexão sem fio pode chegar em locais remotos e de difícil acesso. Oferece alta disponibilidade, menor tempo de reparo e elevada confiabilidade”, diz Valdir Nobre, gerente comercial da Unitelco. A rápida instalação é também um atrativo: o link pode ser ativado em poucos dias, sem demandar grandes obras ou investimentos em infraestrutura. ” Basta o alinhamento de antenas transceptoras de sinais e o sistema via rádio leva a internet e a comunicação nos pontos onde a distância, o relevo, a instalação ou limitações financeiras impedem outros meios de chegar, diz.

O executivo lembra que nos EUA a conexão via rádio é a mais usada e mantém-se uma tendência. ” Trata-se de um sistema bastante robusto, que evoluiu com o avanço da tecnologia. As técnicas de transmissões melhoraram e os novos algoritmos minimizam a possibilidade de interferências, garantindo altas velocidades para atender necessidades de conectividade”, diz.

Confira a matéria na íntegra da revista RTI.



João Moura, da TelComp, fala sobre competição nas telecomunicações

João Moura falou sobre o aumento da competição no mercado brasileiro de telecomunicações, em entrevista a Renato Cruz, editor do inova.jor.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399