VI Seminário TelComp 2013


Apresentação

Os Seminários TelComp são encontros de negócios que reúnem profissionais do setor de telecomunicações para a discussão de temas importantes para a tomada de decisões. O objetivo é enriquecer o diálogo entre empresas, formuladores de políticas públicas, regulador e opinion makers em geral, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e facilitar “Inovação e Investimentos”, visando o desenvolvimento setorial.

O diferencial dos Seminários TelComp é a ênfase em conteúdo sob perspectiva abrangente. Isto é possível, pois a programação não é definida por interesse comercial de patrocinadores, nem os painelistas são escolhidos em função do poder econômico das empresas que representam.

Contexto

O nível de investimentos na Economia Brasileira tem sido baixo e o setor de telecomunicações pode ser visto como exceção. A demanda forte e as exigências de qualidade de serviços impõem às empresas a obrigação de investir mais que os R$25 bilhões/ano atuais.

O crucial não é só a cifra, mas como inovar para aumentar a produtividade dos investimentos beneficiando o usuário, os acionistas e a sociedade como um todo.

Os desafios passam pela leitura acurada do cenário macroeconômico, por políticas públicas e regulação, por estratégias corporativas inovadoras e pela capacidade de execução das empresas.

O VI Seminário TelComp 2013 reunirá especialistas com experiências diferenciadas, para discutir com você os temas que determinarão o futuro do setor e as variáveis críticas para a tomada de decisões estratégicas.

Inovação e Investimentos

Há exemplos inequívocos de que o consumidor doméstico, o corporativo e o setor público demandam mais e melhores serviços de comunicação, que só podem ser atendidos com investimentos de vulto. As principais empresas do setor enfrentam restrições para tomar a dianteira neste processo. As operadoras competitivas têm importante papel nesse contexto e vêm demonstrando capacidade de investimento com expansão de serviços em todo o país.

As decisões de investimentos tornam-se mais complexas em função, por exemplo, de: (1) rápida evolução tecnológica e seus efeitos sobre os padrões de demanda e nível de exigências das várias classes de consumidores; (2) dificuldades para implantação de redes nas cidades; (3) oportunidades e incertezas no ambiente regulatório; (4) novas possibilidades de compartilhamento de investimentos; (5) políticas públicas, inclusive de investimentos diretos pelo Estado.

O VI Seminário TelComp 2013Inovação e Investimentos analisará as principais forças que determinarão a dinâmica do Setor no futuro próximo e as variáveis fundamentais para a tomada de decisão pelas empresas.

A partir da revisão do cenário macroeconômico, analisaremos tendências tecnológicas, estratégias corporativas e management, políticas públicas e regulação, infraestrutura urbana, mercado de capitais e, ao final, um diálogo franco entre o Regulador e CEOs, num painel representativo de operadoras de telecomunicações competitivas.

Confira a programação e confirme sua participação pelo e-mail: emedugno@telcomp.org.br!