Newsletter Telcomp RSS Telcomp LinkedIn Telcomp Twitter TelComp Facebook TelComp

Você está em: Home » Blog » iConecta já testa rede LTE em Minas Gerais

Telesíntese – da Redação – 05 de junho de 2017.

O provedor regional de acesso à internet banda larga iConecta começou a construir em março sua infraestrutura de rede sem fio, com tecnologia LTE, no Sul de Minas Gerais. Por enquanto, a rede opera em fase piloto em duas cidades, sobre as frequências de 2,5 GHz adquiridas pela iConecta no último leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no final de 2015.
A expectativa do diretor da empresa, Juliano Rastelli, é iniciar o uso comercial da rede até agosto. “Vamos vender pacotes de acesso à banda larga fixa, sem fio, mas estudamos também ter serviços de telefonia móvel”, comenta.
O provedor comprou licenças para explorar a frequência de 2,5 GHz em 54 cidades. Ele pretende levar a cobertura para todas até o fim do ano, o que significará triplicar sua atual área de cobertura. Pelo edital do leilão, as empresas que obtiveram as outorgas precisam ativar suas redes até o final do ano. Quem não conseguir, deve pleitear uma prorrogação do prazo.
Ouro Fino e Inconfidentes
O núcleo da rede usa software da campineira TIP. O fornecedor do hardware é a ZTE, que instalou ERBs nas cidades de Ouro Fino e Inconfidentes, sobre backhaul de fibra óptica pré-existente do provedor. A ZTE também participou do projeto fornecendo serviços de design de redes, medição do tráfego de usuários e da área de cobertura, além de equipamentos, capacitação de equipe e transferência de conhecimento das tecnologias utilizadas, para que a provedora possa operar todo o sistema de forma independente.
Para a fabricante chinesa, o projeto é importante. Se bem sucedido, a ajudará a crescer no segmento dos provedores regionais, chamados por ela de Small & Medium Telecommunications Operators (SMTOs). Esse segmento corresponde a 20% do faturamento global da ZTE.
“Estamos direcionando nossa participação no mercado de SMTOs no Brasil para estarmos em conformidade com a estratégia global da ZTE. Sabendo que os provedores regionais correspondem a aproximadamente 30% do mercado de telecomunicações no país, a ZTE enxerga um grande potencial de crescimento nessa área”, diz Silvio Severin, gerente de contas da fabricante no Brasil.




TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399

Nome do Usuário :
Senha:
 Lembrar      Esqueci minha senha