Newsletter Telcomp RSS Telcomp LinkedIn Telcomp Twitter TelComp Facebook TelComp

Você está em: Home » TelComp destaca » Lançamento Consulta Pública Estratégia Brasileira para Transformação Digital

A consulta estará disponível neste link até 31 de agosto de 2017

O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) compila anualmente o Índice de Competitividade Global (Global Competitiveness Index – GCI). Este índice compara a economia de 138 países e define competitividade como um conjunto de instituições, políticas e outros fatores que determinam o nível de produtividade, procurando refletir o nível de prosperidade que aquele país pode atingir.

Atualmente, o Brasil ocupa a 81ª posição do índice GCI. É objetivo desta Estratégia elevar significativamente a posição do Brasil nesse índice ao longo dos próximos 5 anos, compreendendo o prazo de 2017 a 2022. Disto depende o sucesso da economia brasileira, incluindo a economia digital do país.
A Estratégia Brasileira de Transformação Digital está baseada em dois grandes eixos temáticos: temas habilitadores e temas de transformação digital. Em anexo está o texto base da ESTRATÉGIA BRASILEIRA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL que também está disponível no site.

Os temas habilitadores procuram criar um ambiente propício para o desenvolvimento da transformação digital da economia brasileira, com iniciativas essenciais para alavancar a digitalização. Tais iniciativas incluem infraestrutura e acesso às tecnologias de informação e comunicação; ações efetivas em pesquisa, desenvolvimento e inovação; desenvolvimento de um ambiente regulatório adequado; normas e regimes que promovam confiança no mundo digital; aquisição de competências educacionais e profissionais adequadas à economia digital; e a inserção internacional do Brasil em temas como governança da Internet e promoção comercial.

Este ambiente habilitador propicia atividades em prol da transformação digital, tanto no governo quanto no setor produtivo. Sendo assim, as ações específicas foram agrupadas em dois grandes temas:
• Transformação digital da economia, que se subdivide em ações voltadas para a economia baseada em dados, para um mundo de dispositivos conectados, e para os novos modelos de negócio viabilizados pelas tecnologias digitais.
• Transformação digital do governo, com vistas ao pleno exercício da cidadania no mundo digital. O quadro a seguir detalha os aspectos dos diversos eixos deste documento:




TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399

Nome do Usuário :
Senha:
 Lembrar      Esqueci minha senha