Aloo Telecom e Nokia: nova parceria visa ampliar infraestrutura de telecomunicações no Brasil

Acaba de nascer mais uma parceria para ampliação da infraestrutura de telecomunicações no Brasil: a Aloo Telecom, considerada uma das principais operadoras de Telecom do Nordeste e detentora de um backbone de longa distância de 2.4 TBPS de alta capacidade, escolheu a Nokia para ampliar sua capacidade de backbone IP.

Com mais de 29 mil km de fibra óptica distribuidos em 14 estados brasileiros e três cidades dos EUA, a operadora sediada em Maceió (AL) prevê em seu planejamento estratégico um aumento de pelo menos cinco vezes no tráfego atual de dados nos próximos três anos. A plataforma de roteamento da família Nokia 7750,  que utiliza o chipset Nokia FP4, é o ponto de partida dessa ampliação, que será implementada nos principais centros de roteamento de tráfego IP do Nordeste, tais como: Fortaleza, Recife, Salvador, Aracaju e Arapiraca.

O Nokia FP4 é o primeiro chipset de 2.4 Tb/s do mundo e possibilita alta performance, escalabilidade, segurança e flexibilidade. Ele será o ponto de referência para o gerenciamento da rede e do crescimento de tráfego IP da Aloo Telecom, pioneira em território brasileiro a trabalhar com essa tecnologia, permitindo até 6 vezes mais velocidade e redução de 50% no consumo de energia, tornando a rede da operadora ainda mais preparada para o futuro e aumentando sua competitividade com menor OPEX.

“Com os planos de expansão de negócios da Aloo, prevemos para nossa rede um crescimento de tráfego de até cinco vezes. A plataforma da Nokia nos dá escalabilidade e tecnologia para atender às demandas de alta performance, com alta capacidade de roteamento e evolução para novas necessidades dos ISPs”, resume Sérgio Brito, CTO da Aloo Telecom.

A estratégia regional da Nokia de diversificar e ampliar a carteira de clientes vem trazendo, desde já, resultados positivos para a América Latina. Com a Aloo Telecom, as perspectivas apontam para que a Nokia se torne fornecedora referência para o mercado brasileiro de provedores de Internet, com soluções confiáveis a custos acessíveis, gerando vantagem competitiva.

Para Felipe Cansanção, diretor presidente da Aloo Telecom, não restam dúvidas de que a parceria com a Nokia será impulsionadora para ambos. “Nossa companhia terá subsídio para se tornar a melhor rede IP atuante no Nordeste do país. Em contrapartida, a Nokia crescerá ainda mais sólida nesse processo de  expansão da tecnologia na região que já atuamos”, comenta.

“Estamos orgulhosos de construir esta parceria trazendo tecnologia de ponta e inovação, contando com a liderança da Aloo Telecom no atendimento às crescentes demandas de comunicação do Nordeste e sua expansão nacional”, conclui Messias Maduro, diretor de Vendas de Redes IP e Ópticas da Nokia.

 

iPNews.