American Tower assina acordo com Prefeitura do Rio de Janeiro para uso de rede neutra IoT

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou acordo com a operadora de infraestrutura American Tower para utilizar a rede neutra de Internet das Coisas da companhia. A parceria, fruto da estratégia da empresa de diversificar serviços e fluxos de receita, tem como objetivo promover soluções de cidade inteligente, integrando a rede de IoT com o Centro de Operações (COR) do município.

Na parceria, a American Tower já provê uma solução, em parceria com a startup carioca Noah: gestão de inundação em pontos críticos da cidade. A solução foi desenvolvida na primeira fase do Programa de Inovação COR, vencida pela startup pela “relevância do desafio endereçado e eficiência na execução”.

Nessa implantação, a rede neutra de IoT é usada para conectar sensores instalados em locais específicos do Rio de Janeiro. Por meio de uma plataforma de gestão dos dados no dashboard do Centro de Operações, a prefeitura consegue antecipar as ocorrências.

Com um piloto na capital fluminense desde 2017, a rede neutra da American Tower utiliza a tecnologia LoRaWAN e permite uso de sensores de baixo consumo de energia e baixo custo, como telegestão para iluminação pública, semáforo e estacionamento inteligentes, luz e gás, gestão de ativos e mobilidade urbana.

Segundo afirmou a operadora em comunicado, trata-se da primeira parceria dessa natureza. Para a empresa, “acordos como esse podem acelerar a maturação do mercado nessa vertical”. “Estamos presente hoje em mais de 55% do PIB nacional cobrindo mais de 180 municípios, e vemos cidades inteligentes como uma das verticais mais promissoras no âmbito de IoT. Entendemos que essa parceria irá apoiar tanto a prefeitura no aumento do nível de gestão da cidade quanto no desenvolvimento do ecossistema local de parceiros”, disse em comunicado o head de IoT da American Tower, Daniel Laper.

Teletime.