Anatel: 5G desenvolverá vários setores econômicos

Sobre segurança dos equipamentos de telecomunicações, Karla Crosara afirmou que os procedimentos de certificação de equipamentos de telecomunicações exigidos pela Anatel aos fabricantes adotam as melhores práticas internacionais em relação à segurança. No entanto, apesar de a questão ultrapassar as competências da Anatel, o órgão regulador participa também dos esforços do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que coordena ações com órgãos governamentais e privados.

O diretor sênior de Governo e Relações Públicas Huawei, Atilio Rulli, afirmou que o 5G possui mecanismos de segurança melhores do que os da atual tecnologia móvel (4G).

Karla também informou que a Anatel adota o princípio da neutralidade tecnológica em seus editais, o que possibilita a participação de todos os fabricantes de equipamentos no fornecimento da infraestrutura que atenderá as operadoras que adquirirem as faixas de radiofrequência para fornecimento do serviço de telecomunicações 5G à população quando da futura licitação a ser realizada pela Agência.

Anatel