Arqia, da Datora, associada da TelComp, é líder no mercado de MVNO. Parabéns!

O potencial de crescimento das MVNOs no Brasil

 

 

Nota: Não inclui Porto Seguro Conecta que encerrou suas operaçãoes em 2019 e credenciadas da Vivo e da Claro.

A quantidade de celulares de operadoras móveis virtuais (MVNOs) em operação no Brasil cresceu 128% por ano em média nos últimos três anos (CAGR), atingindo 1,2 milhões em 2019. Os terminais M2M representam 80% deste total.

O Brasil possui 24 MVNOs, sendo:

  • 8 autorizadas, sendo Arquia, Safra e Surf Telecom as maiores. A Arquia, Surf e America Net utilizam a rede da TIM, a Safra a da Claro e a Vecto a da Algar. As MVNOs autorizadas da Vivo (Telecall, Digaa e NLT) ainda não reportaram acessos. (mais detalhes)
  • 16 credenciadas, sendo a Surf é a operadora de nove credenciadas, Arquia e Vivo de três cada e a Claro de uma. (mais detalhes)

 

Fonte: Anatel e Teleco

As MVNOs autorizadas têm uma autorização de SMP e se reportam para a Anatel como as demais operadoras de celular, sendo Arquia, Safra e Surf Telecom as maiores.

  • A Arquia, Surf e America Net utilizam a rede da TIM e a Safra a da Claro. As MVNOs autorizadas da Vivo (Telecall, Digaa e NLT) ainda não reportaram acessos.

As MVNOs credenciadas têm um contrato privado com uma prestadora de SMP e não se reportam diretamente à Anatel, tendo portanto, menos autonomia na definição de seus planos de serviço.

  • A Surf é a operadora de nove credenciadas, entre elas os Correios, Magazine Luiza, Algar e DRY.
  • Arquia e a Vivo são operadoras de três credenciadas cada.
  • Telecall é operadora de uma credenciada.

O potencial de crescimento dos MVNOs no Brasil é grande. O país está entre os quinze países com mais MVNOs no mundo, mas a quantidade de celulares das MVNOs ainda representa 0,5% do total de celulares no país. Na Europa e Estados Unidos esta participação é maior que 5%, chegando a 40% em países como Holanda e Alemanha.

Na China, a participação dos MVNOs no total de celulares era de 0,16% em 2014 e atingiu 5% em 2019. Na América Latina as MVNOs já respondem por mais de 5% dos celulares em países como Colômbia (9%).

Diante deste cenário pergunta-se:

  • As MVNOs devem continuar crescendo em 2020 no Brasil?
  • Que barreiras impedem este crescimento?
  • Quando as MVNOs responderão por mais de 5% do total de celulares do Brasil?

 

Teleco.