TelComp On-line #01

Operações:

Estabilidade de redes e aumento de banda para clientes: Essa é a prioridade de todas as associadas. Suportar o aumento de tráfego (mínimo 50%) e oferecer mais banda para provedores regionais e clientes corporativos. Planos de Contingências: nunca foi tão importante e necessário.

Mobilidade de equipes técnicas: Problema resolvido com a edição do decreto sobre essencialidade do serviço e publicação de documento pelo MCTIC para porte pelas equipes de campo. Proteção de equipes em campo: reforço de EPI’s com fornecimento de álcool gel, sabão líquido e luvas. Cuidados redobrados nos acessos a residências de clientes.

Ataques de DDOS e Phishing: Algumas operadoras reportaram aumento de incidentes e fizemos contatos com NicBr e a unidade de gestão de riscos de redes da Anatel (GGRR). Associadas redobrando atenção.

Finanças:

Postergação de pagamentos por clientes: Tema crítico agravado por várias manifestações de políticos e a OAB-DF sobre a possibilidade de corte de serviços em virtude de atraso ou postergação de pagamentos de telecom. O MCTIC fez pronunciamento contra isto, após manifestação da TelComp. Atuamos também junto a prefeituras que editaram leis sobre o assunto e também solicitamos ao Governo Doria, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que não fizesse mais esse tipo de proposta tendo em vista as diferenças entre telecom e outros serviços de utilidade pública. Apoiamos mobilização de ISP’s em várias cidades em campanhas para bloquear a proliferação dessa ideia. As operadoras devem atuar com critério e na medida do possível flexibilizar condições para clientes que realmente necessitam de apoio.

Pagamento a fornecedores: importante manter os pagamentos aos fornecedores menores para evitar maiores danos ao equilíbrio da cadeia de produção.

Postergação de pagamento de fundos setoriais: discussões diárias com o MCTIC e possiblidade de decisão ainda hoje (30/3).

Impostos: Alguns juízes concederam suspensão de exigibilidade de pagamento de tributos em função da crise usando teses jurídicas incomuns. Isto deve causar turbulências e requer atenção.

Lotéricas: A liberação de abertura de lotéricas foi importante para manter canal de cobrança. Necessário oferecer alternativas aos clientes para facilitar pagamentos.

BNDES:

Programas de apoio à pequenas e médias empresas divulgadas no fim de semana e devem ser avaliados pelas associadas. Discutimos o tema com o Rivera do BNDES que falou sobre nova linha para capital de giro. Preocupação é com as exigências de garantias normalmente feitas pelo BNDES que devem ser flexibilizadas. Confira no site da TelComp as apresentações do BNDES.

Logística

É possível que se observe falta de materiais pois as fábricas estão com dificuldade de cumprir produção e importações estão com atrasos, em função do dólar e de trâmites de alfândega. O MCTIC está atuando junto à RFB.  Importante rever planejamento de estoques e antecipar pedidos.

Políticas públicas

Unidade de Saúde: Prioridade do governo é instalar conectividade de TI em 42 mil unidades de saúde no país começando com 16 mil em MG, RJ e SP. A instalação deve ser feita rapidamente e a contratação via RNP num horizonte de 3 meses, segundo rito de licitação mais curto. Eduardo Grizendi da RNP é um bom contato e é conhecido por todos.

A planilha para manifestação de interesse já foi encaminhada pela TelComp mas segue link abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_2otR96CedFflSyZTGtHQhjdVr2GwCb-_m8JwKUaV-o/edit?usp=sharing

 

Regulatório Anatel

5G: Consulta Pública adiada para 17 de abril. TelComp organizará novas reuniões para finalizar contribuições

Prazos Processuais: Todos os prazos de processos sancionatórios estão suspensos na Anatel.

Institucional

Senado Federal: TelComp enviará à Senadora Daniella Ribeiro, presidente da CCT, mensagem sobre a atuação das associadas no enfrentamento da crise e as nossas demandas setoriais no âmbito legislativos.

FIESP: Apresentamos proposta para que a FIESP atue pendido o diferimento de pagamento de tributos em geral e financiamento à PME com assunção de risco pelo Estado. “Esta é uma forma de injetar liquidez na economia sem passar pelo custoso sistema bancário”, foi como argumentamos.

Projetos de redes em andamento

ENEL, PROCON- SP e Prefeituras: Em diálogo com estas instituições foi acordado a postergação das obras e dos processos sancionatórios. Importante usar o tempo para esclarecer questões técnicas com a ENEL e realizar os projetos para facilitar a execução posterior.

Planejar a retomada

Sim: precisamos estar prontos. Assimilar experiências, boas práticas e retomar de forma organizada e eficiente.