TelComp Destaca
► 04/maio/2021  |  Redação

STF derruba lei que restringia locais de torres de transmissão de telecom

Por maioria de votos, o STF decidiu invalidar um dispositivo municipal que impedia a instalação de torres de transmissão de telecomunicações a menos de 100 metros de distância de residências, praças, parques, jardins, entre outras áreas.

A ação foi ajuizada pela TelComp na cidade de Valinhos (SP) e sustentava que, ao impor a restrição, a norma teria afrontado a competência da União para legislar sobre serviços de telecomunicações.

Em seu voto, o relator ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância do assunto quanto à proteção da sociedade contra a exposição a campos eletromagnéticos. Porém, observou que não se pode confundir a competência dos municípios com a da União para legislar sobre telecom, e com a federal para estabelecer normas gerais sobre proteção da saúde. Ele explicou que os limites de exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos estão regulamentados por normas federais, como a Lei 1.934/2009 e a Resolução 700/2018 da Anatel, que adotam os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A demanda por infraestrutura no setor é muito grande e já foi comprovada a importância de se ampliar o acesso pleno aos serviços. Essa demanda aumentará ainda mais com a chegada do 5G. Nesse sentido, é necessário que as legislações municipais acompanhem as diretrizes federais, que já tratam o tema e foram objeto de exaustivos debates com o público em geral, para que não haja mais tantas dificuldades de implementação dos serviços”, afirmou Amanda Ferreira, gerente de assuntos regulatórios da TelComp, ao Mobile Time.

 

Mobile Time.



Juntos somos mais fortes

Juntos somos mais fortes! Trabalhando sob princípios justos e unindo nossas associadas em ações colaborativas essenciais, a TelComp tem criado diversas oportunidades de desenvolvimento unificado!

TelComp
TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399