TelComp On-line #23

Comitês Executivos da TelComp:
Pautas ricas e temas estratégicos

A TelComp criou 5 Comitês Executivos para tratar, em profundidade, temas cruciais para o desenvolvimento das operadoras competitivas. Este modelo foi implantado há um mês com o objetivo de aproximar as associadas e, em conjunto, determinar os assuntos mais importantes para serem trabalhados. O engajamento das associadas e a capacidade de articulação institucional da TelComp aumentará a assertividade das iniciativas gerando ganhos para todos.

Cada Comitê Executivo conta com a participação de 2 membros do Conselho de Administração da TelComp e de coordenadores indicados pelas Associadas. Nas reuniões iniciais, realizadas ao longo do mês de junho, foram feitas avaliações dos vários trabalhos em andamento e identificadas novas prioridades para melhor atender aos objetivos das associadas. Confiram a seguir um sumário dos principais temas:

Comitê Tributário

Os primeiros tópicos a serem tratados incluem: Fust e Fistel; tributação de serviços de valor adicionado (SVA); ICMS e Reforma Tributária. A ideia é aprofundar estudos sobre cada uma dessas matérias, gerar recomendações e orientações de boas práticas para as associadas, bem como oportunidades de atuação no judiciário, onde necessário. No caso da Reforma Tributária, o objetivo é monitorar as propostas em discussão em Brasília e influenciar os processos no sentido de buscar reduções da carga tributária atual.

Comitê Regulatório

As prioridades são: Plano Numeração para o SCM. Revisão de critérios para aprovação de ORPAS para os mercados de atacado (SNOA) de Dutos, Circuitos de Alta Capacidade e Interconexão. Reforma da Resolução 4 sobre Postes. Efeitos concorrências negativos para as competitivas, sobre investimentos por trocas de obrigações, pelos grandes grupos, no âmbito de TACs, renovação de outorgas de radiofrequência e adaptação de concessões para autorizações (novo modelo).

O Comitê tem realizado reuniões muito dinâmicas, com grande participação de associadas, pois são todos temas de grande impacto nos negócios. O Comitê organizou 2 reuniões com a Superintendência de Competição e uma com a Superintendência da Regulamentação da Anatel e também um encontro especial com o Gabinete do Conselheiro Moises Moreira.

Comitê de Infraestrutura

Além dos vários projetos de reordenamento e regularização de redes aéreas e das obras para construção de redes subterrâneas, em várias cidades, o Comitê de Infraestrutura está trabalhando sobre o Manual de Boas Práticas, cujo objetivo é comprometer as associadas em torno de ideias de “auto regulação”. Com isto pretende-se melhorar os padrões de ocupação de postes e reduzir os problemas enfrentados nessa área.

A renovação de contratos com distribuidoras e processos para enfrentamento de questões de direito de passagem, cobranças de “TPU”, e regulamentações para instalação de antenas continuam na pauta.

Comitê de Novos Negócios

O foco do Comitê é buscar oportunidades para facilitar negócios entre associadas e com terceiros, para gerar ganhos de eficiência e economias visando aumentar a competitividade de todas. O Comitê está organizando alguns eventos técnicos para discutir com especialistas de mercado assuntos como: 5G e redes de fibra óptica; tendências de mercado para novos produtos voltados para o mercado B2B corporativo; e oportunidade relacionadas à nova LGPD (lei geral de proteção de dados)

Comitê Institucional

O Comitê Institucional está avaliando oportunidades para fortalecer a TelComp e prepara-la para apoiar suas associadas em suas jornadas de crescimento de transformação no mercado.

Neste momento, além da campanha de comunicação institucional, que está no ar, voltada para a valorização das telecomunicações, o Comitê Institucional está analisando alternativas para aumentar a presença da TelComp em Brasília.

Mais adiante, tão logo sejam flexibilizadas as medidas de afastamento social, a TelComp promoverá workshops para discussão estratégica que ajudará a traçar as diretrizes para o seu desenvolvimento a longo prazo.

_____

Os Comitês Executivos, atuando de forma contínua e sobre programas de trabalho bem definidos, permitirão maior engajamento de todos e com isto reforçarão a capacidade de atuação da TelComp, em prol dos interesses de suas associadas. Participe. Traga suas ideias. Junte forças para fazermos mais e melhor para que as operadoras competitivas continuem a crescer rapidamente, consolidando posições de mercado.