TelComp On-line #36

ASI – Entidade Administradora do Sistema Informatizado do Plano de Numeração

EAD – Módulo de Credenciamento

Em reunião realizada em 21/03/2019, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o Regulamento Geral de Numeração (RGN) – Resolução nº 709, de 27 de março de 2019 que prevê a criação da Entidade Administradora do Sistema Informatizado (EASI), de forma independente.

A ABR Telecom foi selecionada pelas Prestadoras do STFC e do SMP, em reunião do Grupo de Trabalho de Numeração (GT-NUM) realizada em 24/05/2019, para atuar como Entidade Administradora do Sistema Informatizado (EASI).

Pelo o novo Regulamento a gestão dos recursos de numeração se dará por meio de Sistema Informatizado a ser desenvolvido pela ABR Telecom.

O Novo Sistema Informatizado – nSAPN destina-se a receber as solicitações de todos os tipos de recursos de numeração necessários à prestação de serviços de telecomunicações, bem como realizar ativações e desativações de tais recursos, conforme RGN.

Para que as Prestadoras possam solicitar Recursos dos Plano de Numeração, necessitará realizar o seu Credenciamento perante à EASI a partir de 17/08/2020, de forma a permitir o seu acesso ao nSAPN, que entrará em operação a partir do dia 25/09/2020.

E para orientar esse Credenciamento, a ABR Telecom desenvolveu um curso EAD onde consta o detalhamento deste processo. E ao final deste curso, a ABR Telecom irá enviar um certificado evidenciando a sua finalização. Para realização desse curso basta acessar o link abaixo e se cadastrar.

https://ead.abrtelecom.com.br/course/view.php?id=111.