TelComp On-line #37

Espectro
Recurso crítico para as telecomunicações

SÉRIE ESPECIAL

Hoje a série especial sobre espectro do TelComp On Line, reproduz uma conversa com o César Ribeiro, diretor da NEOVIA, associada da TelComp, com histórico importante de desenvolvimento de redes wireless com o uso de espectro licenciado. As mudanças nos regulamentos da Anatel, voltadas para facilitar acesso ao espectro, vão abrir oportunidades diferenciadas de negócios. Confira a conversa:

TelComp: A NEOVIA é um caso muito interessante de comunicações wireless:  Conte um pouco dessa trajetória.

Cesar Ribeiro – Neovia

A Neovia nasceu como uma empresa brasileira em 2001, voltada para prestação do serviço de acesso à Internet, predominantemente no varejo, (residencial), atuando em São Paulo Capital e vários municípios do Estado.

Em 2005 passou ao controle de um fundo de investimentos (Intel Capital), tornando-se uma empresa americana, e, pouco depois, adquiriu uma sua concorrente, que operava de modo similar, a Directnet, complementando sua geografia pelo interior do Estado e Grande São Paulo.

Em 2012, mudou a estratégia com objetivo de ter foco no mercado corporativo, passando a oferecer soluções de conectividade/comunicações em geral, e não apenas o acesso, mantendo prevalecente, ainda, a tecnologia wireless na infraestrutura, com a qual já vinha atuando desde o nascimento.

TelComp: Quais são os nichos de mercado onde a NEOVIA atua?

A Neovia hoje está presente em São Paulo Capital e mais 50 municípios do Estado, onde oferece soluções de conectividade e comunicações, para diversos segmentos empresariais, entre os quais devemos destacar o mercado de operadoras, o varejo, a educação e a saúde, (predominantemente privados). Para tais segmentos, as soluções de rede privada, (VPNs e Lan-to-lans), de acesso dedicado à Internet, complementadas por WiFi, gerenciamento de dados, (Captive portal), voz e segurança da informação; são os serviços mais demandados.

TelComp: Que serviços estão em alta demanda?

Em geral as soluções de comunicações/gerenciamento de dados com o uso do acesso dedicado à Internet têm apresentado taxa de crescimento robusta, o que se deve manter por largo período. VPNs com acesso dedicado continuam em crescimento, porém a taxas menores. Durante a pandemia, vimos crescer a demanda por segurança da informação e também por WiFi, como extensão, nos sites dos clientes, de seu acesso à Internet, bem como o gerenciamento de dados

TelComp: O mercado residencial, agora que o home office cresceu tanto, é uma oportunidade?

O mercado residencial não está nos nossos planos, mas foi possível perceber sua expansão durante a pandemia. Acreditamos ser mais competitivos “levando” nossos acessos dedicados a regiões do Estado onde ISPs locais estejam atuando.

TelComp: As dificuldades impostas por prefeituras, rodovias, distribuidoras de energia, etc. para implantação de redes fixas abrem oportunidades para redes wireless?

Sim, percebemos tal oportunidade em pelo menos duas vantagens: menor tempo para ‘deployment’; menor burocracia frente aos órgãos municipais. Não queremos com isso dizer que não haja dificuldades, pois elas existem: versões municipais da lei das antenas preocupam-nos, sobremaneira, mas esperamos ver o tema pacificado nos próximos meses.

TelComp: Olhando para a frente, qual o caminho de crescimento?

Vemos boa perspectiva de crescimento em locais ainda não suficientemente cobertos pelos concorrentes, o que foi melhor percebido durante a fase de pandemia. Nessas áreas, pelo menos inicialmente, nosso background em wireless sempre faz a diferença. A maior demanda por capacidade deve levar-nos a usar mais massivamente fibra ótica em termos de backbone. Vemos a “chegada” do 5G como uma oportunidade de podermos contribuir fornecendo infraestrutura de sites, já interconectados, para as operadoras móveis, em todo o Estado de São Paulo. Acrescentemos a tais oportunidades a demanda crescente por conectividade e comunicação, com gerenciamento dessa comunicação e, sobretudo, de dados por aí transportados.

___

TelComp On Line está publicando Série Especial sobre espectro. Regulamentação, tecnologia e cases. Participe! Envie suas questões de tópicos de interesse e faremos matérias específicas, envie seus “casos de uso” e divulgaremos. Contribua!

telcomp@telcomp.org.br