TelComp On-line
► 30/abr/2021  |  TelComp

TelComp On-line #53

Nova liderança

Luiz Henrique Barbosa assume como Presidente Executivo da TelComp

O executivo Luiz Henrique Barbosa da Silva é o novo Presidente Executivo da TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas. Egresso da Lumen Technologies, Barbosa é economista, especializado em regulação econômica, atua no setor há 13 anos e já atuava como membro do Conselho de Administração da TelComp. A mudança de comando da entidade, que representa mais de 70 operadoras em todas as regiões do país, segue o planejamento de renovação da associação, de modo a acompanhar os avanços e os desafios que se apresentam para o setor de telecomunicações do Brasil.

“O segmento de Telecom é estratégico e está cada vez mais envolvido diretamente e de modo transversal na cadeia de produção e consumo de diversos setores econômicos, sendo uma engrenagem fundamental de otimização e eficiência de processos e produtividade das empresas e economia como um todo”, afirma Luiz Henrique Barbosa.  “O desenvolvimento da economia digital brasileira, com destaque para serviços essenciais como educação, saúde e segurança,  depende da tecnologia e telecomunicações que tantos desafios ainda enfrentam em suas atividades de expansão país afora.”, observa.

Sob essa ótica ampliada, as Operadoras Competitivas, de acordo com o executivo, deixam de ser tão-somente empresas de Telecom para se tornarem companhias de tecnologia, indo muito além da conectividade e acompanhando a transformação digital pela qual a sociedade brasileira e o mundo hoje vivem.

Para esse novo momento, a TelComp, sob a nova liderança de Luiz Henrique Barbosa, definiu um “Plano de Cem Dias”, cujas primeiras ações serão executadas a partir dos seguintes temas:

 

  • Ampliar o relacionamento com interlocutores no Congresso Nacional e Governo Federal, visando avançar em temas imperativos para o segmento, como a reforma tributária e a desoneração do setor, tanto de encargos como de obrigações acessórias;
  • Avançar na busca por soluções sob a temática “Compartilhamento de Infraestrutura, Postes e Obras conjuntas”, fazendo uso de metodologia ágil;
  • Leilão 5G, WiFi 6 e uso de espectro: firmar posicionamento de modo assertivo, visando à definição de faixa de espectro destinada às Operadoras Competitivas no leilão, bem como política de uso eficiente, combate à concentração e mercado secundário efetivo;
  • Avançar em discussões junto às Associadas em temas referentes à segurança cibernética e segurança de dados;
  • Firmar posicionamento quanto a movimentos de consolidação no setor que possam prejudicar o ambiente de competição na cadeia como um todo.

“A TelComp atua com a missão de acelerar a expansão das Operadoras Competitivas pelo país, impulsionando a transformação digital na sociedade. O Luiz Henrique é um profissional com ampla experiência no setor e com espírito inovador que retrata este novo momento da associação”, afirma Tomas Fuchs, presidente do Conselho de Administração da TelComp. Fuchs também destaca o legado deixado pelo presidente executivo anterior, João Moura: “Foram onze anos de dedicação, profissionalismo e avanços sob a gestão de Moura, que alicerçam e vão  impulsionar ainda mais essa nova fase da entidade.”

____

Teles Regionais planejam disputar Leilão 5G

Incentivo a concorrência e obrigações proporcionais

Clique abaixo para visualizar PDF com matéria completa com o Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique, e outros artigos relacionados publicados dia 3 de fevereiro de 2021, no jornal Valor Econômico.



Juntos somos mais fortes

Juntos somos mais fortes! Trabalhando sob princípios justos e unindo nossas associadas em ações colaborativas essenciais, a TelComp tem criado diversas oportunidades de desenvolvimento unificado!

2021
TelComp
TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399