Destaques da semana

Operadoras Competitivas seguem crescendo...

Operadoras competitivas puxaram o crescimento da banda larga fixa em 2017. Estudo da consultoria Teleco aponta 1,8 milhões de adições de banda larga fixa nos onze primeiros meses de 2017. As competitivas foram responsáveis por 1,4 milhões de acessos.

...e ganhando destaque 

O tema foi destaque no jornal Folha de São Paulo, dia 21 de janeiro de 2018. Confira a matéria “Grandes teles perdem mercado para pequenas na banda larga fixa”

Bancos de investimento

Passam a observar o segmento de novas operadoras com atenção, tendo em vista o potencial de novos negócios, na esteira de transações recentes já anunciadas e em discussão.

Incomodando as grandes

O crescimento alcança o terceiro ano seguido e chama a atenção do mercado, provocando reação dos grandes grupos.

Condições especiais para Associadas TelComp: telcomp@telcomp.org.br

Mais dificuldades para continuar crescendo 

Grandes grupos, por sua vez, priorizam mercados atrativos já “desbravados” pelas novatas e assim reduzem riscos de investimento para recuperar mercados. Veja a matéria “Claro Brasil prepara novo modelo de expansão da banda larga para cidades menores”, publicada no portal Tele.Síntese, dia 18 de janeiro de 2018.

Regulamentação francamente favorável aos grandes

Uso de recursos de TACs para investimentos, atraso na atualização do PGMC e do regulamento de interconexão, desoneração regulatória para Prestadoras de Pequeno Porte (PPP). Nada evolui em direção favorável às novatas.

Postes

A CPFL e a Eletropaulo reforçam estratégias de fiscalização, respaldadas pela nova resolução da ANEEL (res. 797), que prevê o corte de redes não identificadas ou irregulares. Eletropaulo quer reordenar 2.600 postes em 15 meses. Isto exigirá investimentos e trabalho intenso. O tema tem forte impacto concorrencial. Os grandes grupos ocupam postes mesmo quando contam com dutos subterrâneos. Com isto, sobra pouco espaço para as competitivas. Muito trabalho pela frente para assegurar crescimento futuro.

Cabo submarino Google

O Google anunciou a construção em 2019 de um cabo submarino privado que ligará o Chile aos Estados Unidos para atender a América Latina. A intenção é tornar a rede mais robusta para serviços de Cloud, incluindo o data center chileno, que abriga a capacidade e recursos para as ferramentas de busca, YouTube e fotos, por exemplo.

Smallcell

A Ericsson anunciou uma pequena antena para redes celulares indoor (smallcell) compatível com as futuras redes 5G. Chamada de Radio Dot 5G, a smallcell se adequará ao padrão 5G, definido pela 3GPP.

America Net em expansão

A America Net promete lançar no primeiro semestre deste ano, planos de telefonia móvel para pessoas físicas e jurídicas. Com a expansão para o mercado móvel, a empresa espera manter o crescimento de 40% em 2018.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas 
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399

Nosso endereço de email é:
painel@telcomp.org.br

Você está recebendo este email por ter relacionamento com a TelComp .

Quer mudar a maneira como recebe estes emails?
Você pode atualizar suas preferências ou descadastrados-se desta lista.