4G em 700 Mhz está liberado em todas as capitais

Convergência Digital

A Anatel  liberou o uso da faixa de 700 MHz para a telefonia móvel em todas as capitais do país. Segundo a agência, com a autorização para uso dessa fatia do espectro em Florianópolis-SC, a faixa que atendia a televisão agora já pode servir ao 4G.

A Algar, que igualmente foi ao leilão da faixa de 700 MHz em 2014, também já tem a permissão para usar esse naco de radiofrequência em suas áreas de atuação. A empresa presta serviço em 188 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) já autorizou até agora o início da mitigação preventiva em 3.858 cidades, sendo que, dessas, 1.854 já finalizaram o processo e, portanto, já estão aptas a utilizar o licenciamento, o que beneficia mais de 60% da população brasileira.

Durante a campanha de mitigação preventiva a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.