Comitês Executivos
Asseguram o debate de pautas estratégicas, analisando prioridades, mobilizando as associadas e direcionando a condução dos trabalhos.

Desenvolvimento de negócios

Breve explicação da frente de desenvolvimento de negócios da TelComp

Comitês Executivos

São compostos por representantes de associadas para atender aos diversos temas e interesses. Subdivididos por macrotemas – Regulatório, Infraestrutura, Tributário, Desenvolvimento de Negócios e Institucional – promovem estudos, contratam consultores quando necessário e formulam propostas para a atuação da TelComp. A partir de suas conclusões, tomam-se decisões sobre posicionamentos externos, publicações nas mídias, contribuições às consultas públicas, petições formais às autoridades, ações judiciais, desenvolvimento de projetos e outras iniciativas.

Comitê Regulatório

O Comitê Regulatório tem como objetivo acompanhar e participar dos processos de regulamentação da Anatel, com objetivo de desenvolver a competição nos diferentes mercados do setor. Definem e desenvolvem teses regulatórias para sustentação dos posicionamentos da Associação. Além disso, promovem fóruns para troca de informações e experiências com especialistas.

Principais temas:

– Revisão da regulamentação de Uso do Espectro

– Edital de Licitação 5G

– Revisão da regulamentação sobre compartilhamento de postes

– Acompanhamento de temas de segurança cibernética,

– Atualização do PGMC

– Mercado de atacado de dutos.

Comitê de Infraestrutura

O Comitê de Trabalho de Infraestrutura tem como objetivo defender os interesses das Associadas na implantação da infraestrutura física de telecomunicações (implantação, manutenção e expansão), garantindo ambiente regulatório estável, com regras uniformizadas ao redor do País, para fomentar novos investimentos no setor e melhorar a qualidade e o acesso dos serviços para os usuários.

Principais temas:

– Redes Aéreas: Reordenamento Ágil

– Redes Aéreas no Nordeste

– Transferir “experiências” para outros locais

– Apoio na negociação de contratos com elétricas

– Redes subterrâneas:  Concluir Cidade Linda

– Planejar e coordenar obras rápidas, e novas experiências em áreas do Rio, Fortaleza e Recife e outras cidades

Comitê Tributário

O Comitê Tributário tem como objetivo atuar em temas tributários diversos, tais como  Reforma tributária, desenvolvimentos em Brasília e no CONFAZ, incentivos regionais. Avaliar temas estratégicos para eventuais questionamentos judiciais (TPU; direito de passagem, contratos com elétricas). Análise de casos e ações específicas em temas de interesse das associadas.

Principais temas:

– Reforma Tributária

– Grupo de trabalho para desenvolvimento de cartilha sobre melhores práticas em acordos de swap

– Acompanhamento de movimentações sobre os fundos setoriais ( FUST, FISTEL, etc)

– Acompanhamento de processos e decisões do STF que impactam o setor (ICMS, PIS/COFINS, etc)

– Acompanhamento de discussões sobre SVA.

Comitê de Desenvolvimento Institucional

O Comitê de Desenvolvimento Institucional tem como objetivo elaborar propostas para o direcionamento estratégico da TelComp e sua comunicação institucional.  Orientar o desenvolvimento da base de associadas. Instituir, implantar e manter o Código de Ética da TelComp, através do qual todas as associadas se comprometerão a seguir boas práticas de negócios (fair play) e atuar sob os melhores princípios de auto regulação.

Principais temas:

– Planejamento Estratégico: Coordenar trabalhos de consultoria para o planejamento estratégico da TelComp

– Comunicação institucional:  Liderar campanha de comunicação em curso

– Base atual de associadas: avaliar engajamento e mapear riscos de churn.

Comitê de Novos Negócios

O Comitê de Novos Negócios tem como objetivo elaborar propostas de novos serviços/atividades/eventos que a aumentem o engajamento e gerem valor para as associadas. Propor parcerias com outras associações, entidades relevantes e empresas. Criar modelos de cooperação e fomento de negócios entre associadas.

Principais temas:

– Mapeamento de perfil de negócios de cada associada em cada mercado

– Identificação de oportunidades para atividades/iniciativas que gerem mais valor se realizadas de forma conjunta

– Criar mecanismos para contratação de links, swaps ou obras específicas entre associadas, de forma efetiva e eficiente

– Propor calendário de eventos, escolher tópicos, parceiros externos, etc.