Decreto estabelece estratégia para ‘transformação digital’

Carmem Nery – Valor Econômico

O presidente Temer deve assinar hoje o decreto que cria a Estratégia Brasileira para Transformação Digital, um amplo projeto elaborado com a participação de dez ministérios e que conta com mais de cem ações. Envolve desde questões como identidade única e proteção de dados pessoais, à digitalização e aumento da produtividade e da competitividade do país.

A elaboração de uma estratégia digital brasileira atende a uma demanda do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, criado em 2003 para auxiliar o presidente a formular política pública, mas reformulado por Temer no fim de 2016.

Entre as medidas anunciadas, está a formalização em decreto do Plano Nacional de Internet das Coisas. O decreto também visa a resolver a governança das políticas públicas de tecnologia, centralizando na Casa Civil a coordenação de um comitê interministerial – Fazenda, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Mdic Saúde e Cidades, entre outros – para tratar das iniciativas das diferentes pastas.

Na Ciência e Tecnologia, estão em curso o Plano Nacional de IoT, o Plano Nacional de Manufatura Avançada e o Plano Nacional de Conectividade. O Mdic coordena grupo para desenvolver a estratégia para a indústria 4.0. José Gustavo Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, diz que embora existam diversos planos sendo desenvolvidos, e não falta coordenação.