TelComp Destaca
► 13/mar/2018  |  Redação

Eletronet avança na estratégia de rede com trânsito IP e PTT

Bruno do Amaral – Teletime

A fornecedora de capacidade em backbone Eletronet anunciou segunda-feira, 12, o lançamento do serviço de trânsito IP nacional e internacional, o Full IP. A companhia afirma que a oferta estará presente em 18 estados, disponibilizando o tráfego em 155 pontos de presença (POPs). A intenção é de utilizar o backbone OPGW de 16 mil km próprio conectado aos principais pontos de troca de tráfego (PTTs) do País – a Eletronet cita os pontos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Brasília e Salvador; além de conexões diretas com Londres, Frankfurt e Amsterdam na Europa, e Nova York e Miami nos Estados Unidos.

Segundo a Eletronet, o Full IP se conectará aos centros de roteamento redundantes e circuitos de backup distribuídos no Brasil e aos provedores Tier-1 no mundo por meio de cabos submarinos (a empresa compra IP da Telia, que utiliza o cabo SAC+MAC, da Telecom Italia Sparkle no circuito Fortaleza-Miami; e o tráfego IP da Congent, que utiliza o cabo Seabras-1, da Seaborn – circuito São Paulo-Nova York) de baixa latência. Conta ainda com monitoramento ativo de eventos de segurança de rede, capaz de detectar e mitigar ataques de negação de serviço (DDoS). A oferta está disponível na modalidade de porta e VLAN, com interfaces de 1 Gbps, 10 Gbps e 100 Gbps.

A empresa diz que o lançamento é parte da estratégia de evolução para os “próximos anos”, incluindo “diversos investimentos” em rede. Como parte disso, a Eletronet também inaugurou nesta segunda-feira o seu PTT em Fortaleza, com capacidade inicial de 20 GB, mas com possibilidade de expansão em portas de 10 GB e 100 GB.

Confira o backbone da rede da Eletronet abaixo.



João Moura, da TelComp, fala sobre competição nas telecomunicações

João Moura falou sobre o aumento da competição no mercado brasileiro de telecomunicações, em entrevista a Renato Cruz, editor do inova.jor.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399