TelComp Destaca
► 08/set/2018  |  Redação

Ericsson e Qualcomm realizam chamada 5G em smartphone com ondas milimétricas

BRUNO DO AMARAL | TeleTime

As fornecedoras Qualcomm e Ericsson anunciaram terem realizado em laboratório o que afirmam ser a primeira chamada over-the-air (OTA) em um aparelho móvel utilizando ondas milimétricas (mmWave) na interface 5G New Radio, de acordo com o Release 15 do 3GPP. Segundo as companhias nesta quinta-feira, 6, a demonstração executada no laboratório em Kista, na Suécia, foi realizada no espectro de 39 GHz utilizando o modo Non-Standalone, com equipamentos de rádio AIR 5331, produtos de banda base e subsistema de radiofrequência da Ericsson, além de dispositivo móvel com modem Snapdragon X50 5G da Qualcomm.

As fornecedoras dizem que a chamada foi uma continuação dos testes de interoperabilidade com estações radiobase em 2017, na época com protótipos. A ideia é que essas demonstrações permitam a operadoras globais e fabricantes conduzirem testes de campo usando as próprias redes e aparelhos móveis. Em comunicado, a Ericsson destacou o caminho para a 5G comercial com testes de interoperabilidade em bandas mmWave. Já a Qualcomm destacou que o teste demonstra como um smartphone pode lidar com ondas milimétricas, apontando para um lançamento comercial de redes e dispositivos móveis no começo de 2019.



Economia digital: aplicações não vão funcionar sem redes

“Hoje ao se falar de economia digital, se fala muito da camada de aplicações, mas não há preocupação com a infraestrutura. Só que sem redes, não há aplicações”, disse o presidente executivo da TelComp, João Moura.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399