A TelComp marcou presença no Seminário Políticas de Comunicações, evento organizado pelo CCOM/UnB e o Portal TELETIME, no dia 18 de fevereiro. Durante o painel “Prioridades e Agendas para 2025”, Luiz Henrique Barbosa da Silva, Presidente Executivo da Associação, abordou temas fundamentais para o setor de telecomunicações, reforçando a necessidade de avanços regulatórios que fortaleçam a competitividade e a sustentabilidade do mercado.
Entre os pontos discutidos, Barbosa destacou a urgência de novas regras para espectro, roaming e redes de infraestruturas críticas, fundamentais para garantir um ambiente de maior competitividade. Um dos destaques foi a defesa da proposta do “posteiro”, uma iniciativa que busca transferir a gestão dos postes das concessionárias de energia para um terceiro ente regulado, visando reduzir assimetrias de informação e resolver entraves na ocupação da infraestrutura. “Estamos trabalhando com a Anatel para fazer uma PoC (prova de conceito) do posteiro e diminuir assimetrias de informação. Se esperarmos muito, só piora”, alertou o Presidente Executivo da TelComp.
Outro ponto central da discussão foi a promoção de uma agenda regulatória que priorize as Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) no setor de telefonia móvel, garantindo condições justas para sua atuação no mercado. Barbosa também enfatizou a necessidade de definições claras sobre os próximos leilões de espectro da Anatel, com assimetrias que favoreçam a participação dessas empresas.
A agenda regulatória da TelComp também contempla a revisão de regulamentos estruturantes do mercado, como o Regulamento de Uso do Espectro de Radiofrequências (RUE) e o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), além de regras mais claras para compartilhamento de infraestrutura (RAN sharing) e roaming. No campo das infraestruturas críticas, Barbosa defendeu um olhar estratégico para elementos essenciais como cabos submarinos, data centers, redes de transporte e satélites, buscando uma regulação que garanta segurança e eficiência ao setor.