Associadas da TelComp participam de um dos maiores exercícios de cibersegurança do mundo

Guardião Cibernético
Equipe participante do EGC 5.0 em Brasília

O Exercício Guardião Cibernético (EGC 5.0), que é a maior simulação de crises envolvendo infraestruturas críticas de todo o Hemisfério Sul, foi realizado na primeira semana de outubro. Trata-se do mais eficiente treinamento realizado por um único País em todo o mundo.

Neste ano, as Associadas à TelComp, Alares Internet, Algar Telecom, Grupo  Brisanet, Cirion Technologies, DATORA, Um Telecom, TelCables Brasil, Alloha Fibra, Sencinet e Telecall participaram do exercício, que reuniu mais de 1.100 pessoas e 150 organizações, entre agências e empresas nacionais e internacionais representantes dessas infraestruturas. Além das Associadas, participaram órgãos parceiros e instituições acadêmicas, proporcionando a integração de atores em prol do fortalecimento da resiliência cibernética no Brasil.

Carlos Baigorri, Presidente da Anatel e Equipes da Alares, UM Telecom, Sencinet e Alloha no EGC 5.0

A coordenação do EGC ficou a cargo do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), grupo subordinado ao Exército Brasileiro e composto por militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. O exercício foi realizado, simultaneamente, em Brasília e São Paulo, e apresentou mais de mil Problemas Cibernéticos Simulados, separados em níveis de complexidade. Os participantes atuaram de modo integrado e cooperativo, defendendo uma rede computacional por meio de um simulador cibernético, que é atacado de forma on-line.

A TelComp agradece a participação das Associadas no EGC 5.0 e estende os agradecimentos à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, ComDCiber, GT-Ciber e demais participantes do exercício pela experiência e intercâmbio de conhecimentos compartilhados, essenciais para garantir que o ambiente cibernético brasileiro seja cada vez mais seguro.

Durante o planejamento das atividades do GT-Ciber deste ano, o Grupo de Estudos do Exercício do Guardião Cibernético 5.0 (EGC 5.0), em colaboração com os participantes do exercício, criou dois guias de boas práticas, que estão disponíveis para download: o
Guia Orientativo de Segurança Cibernética para as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações – Nível Básico e o DevSecOps: Guia Orientativo.

Encerramento do EGC 5.0 | Equipes da TelCables, Brisanet e Telecall em Brasília | Equipe da Sencinet durante EGC 5.0 em São Paulo