Em videocast, a Connectoway apresenta as soluções de DWDM da Huawei e sua evolução para atender ao mercado de Telecom atual.
O Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM) era, tradicionalmente, associado a caixas grandes e volumosas. Contudo, com a evolução do mercado, os equipamentos passaram por um processo que levou a sua compactação e melhoria das funcionalidades. Hoje, é possível encontrar soluções em uma única caixa, por exemplo, que oferecem ampla capacidade e funcionalidades avançadas, como amplificadores ópticos EDFA e Raman, transponders, Mux/Demux.
Por ser uma tecnologia fundamental para provedores e operadoras competitivas que desejam expandir suas capacidades de rede, listamos abaixo seus principais benefícios:
- Aumento da capacidade de rede – porque permite que múltiplos sinais ópticos sejam transmitidos simultaneamente em diferentes comprimentos de onda ao longo da mesma fibra óptica. Por causa disso, a capacidade de transmissão da rede aumenta exponencialmente, permitindo que provedores e operadoras competitivas atendam a uma maior demanda por largura de banda.
- Eficiência espectral – isso porque diferentes sinais podem ser transmitidos em paralelo, em diferentes comprimentos de onda, sem interferir uns com os outros. Isso permite uma utilização mais eficiente do espectro óptico disponível, maximizando a capacidade da rede.
- Redução de custos – ao aumentar a capacidade de transmissão da rede sem a necessidade de adicionar mais fibra óptica física, o DWDM ajuda a reduzir os custos de infraestrutura para os provedores e operadoras competitivas.
- Maior flexibilidade – na alocação de largura de banda, pois permite que a capacidade e a largura de banda sejam ajustadas dinamicamente. Desta forma, provedores e operadoras competitivas conseguem atender às demandas dos clientes ou às mudanças nas condições de tráfego com mais agilidade.
- Maior alcance e integração – porque permite que os provedores e operadoras competitivas ampliem o alcance de suas redes de fibra óptica, permitindo a transmissão de dados por longas distâncias sem degradação significativa do sinal. Além disso, o DWDM facilita a integração de diferentes tipos de tráfego, como voz, dados e vídeo, em uma única infraestrutura de rede.
Em suma, podemos dizer que, para os provedores e operadoras competitivas, investir em DWDM é mais do que apenas aumentar a capacidade de transmissão de dados. Significa abrir portas para novos modelos de negócios, como a revenda de canais e o swap de capacidades. Já que com mais canais disponíveis, a capacidade de vender serviços também aumenta, impulsionando o crescimento e a rentabilidade.
Leia o artigo completo em: https://connectoway.com.br/dwdm-solucoes-huawei-em-transmissao/