A TelComp, em parceria com a SOFTEX, liderou a delegação brasileira que foi ao Mobile World Congress (MWC) 2025, realizado em Barcelona entre os dias 3 e 7 de março, consolidando, mais uma vez, sua posição como uma importante articuladora do setor competitivo brasileiro no cenário internacional. Durante os cinco dias de evento, a Associação coordenou uma intensa agenda que reuniu associados, parceiros estratégicos e autoridades governamentais que se envolveram em discussões críticas para o futuro das telecomunicações no Brasil.
O ponto alto da participação brasileira foi o painel setorial organizado em conjunto com a SOFTEX – promotora de políticas públicas para o ecossistema da tecnologia e inovação, responsável por criar e executar ações e iniciativas ligadas à educação e ao empreendedorismo, com abrangência nacional e internacional -, que contou com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, deputados, senadores e representantes da ANATEL, de outros órgãos públicos e de empresas. O encontro serviu como plataforma para avançar nas discussões sobre assimetria regulatória, com ênfase na fase final da atualização do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) e na criação de um ambiente regulatório mais equilibrado para operadoras competitivas.
“O MWC 2025 representou um marco importante para alinharmos a agenda brasileira com as melhores práticas globais. Tivemos a oportunidade de demonstrar como a modernização regulatória, especialmente em temas como compartilhamento de infraestrutura, regime especial para IoT e VSAT; e a criação de um sandbox regulatório para projetos piloto em postes, que pode acelerar a transformação digital do País”, afirmou o Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa.
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou os avanços do governo federal na agenda de conectividade, com foco especial na reforma do marco legal das telecomunicações. “Estamos trabalhando para criar condições que atraiam investimentos e garantam a universalização de serviços de qualidade. A parceria com o setor privado, representado por associações como a TelComp, é fundamental para superarmos desafios como o compartilhamento de infraestrutura e a redução da burocracia para implantação de novas tecnologias”, declarou o Ministro.
Além dos debates regulatórios, a delegação brasileira participou ativamente de discussões sobre inovações tecnológicas, com destaque para aplicações de IA generativa em telecomunicações, avanços em redes Open RAN, e novos modelos de negócio para conectividade rural. A programação incluiu, ainda, reuniões bilaterais com representantes de governos e reguladores de outros mercados emergentes, permitindo a troca de experiências sobre políticas públicas bem-sucedidas em conectividade.
“O trabalho agora é transformar esses insights em ações concretas. Temos um plano de ação ambicioso para os próximos meses, que inclui a elaboração de propostas para a Anatel e o Congresso Nacional, sempre com o objetivo de fortalecer a competição no setor e, consequentemente, melhorar a qualidade e reduzir os custos dos serviços para os consumidores brasileiros”, finalizou Luiz Henrique.
A participação no MWC 2025 reforçou o compromisso da TelComp em posicionar o Brasil como um player relevante no ecossistema global de telecomunicações. A Associação seguirá promovendo ativamente a modernização do setor, trabalhando em conjunto com autoridades e parceiros para implementar as melhores práticas internacionais e acelerar a inclusão em todo o território nacional, garantindo que o Brasil ocupe seu lugar de destaque na era da transformação digital.