Entrevista com Fabiano Ferreira, CEO da Vero: inovação, integração com a Americanet e resiliência no mercado de telecomunicações

A nossa associada, Vero, tem transformado desafios em oportunidades para inovar e liderar a transformação no relacionamento com o cliente. Presente em 9 estados, a empresa recentemente concluiu a fusão com a Americanet e ampliou seu portfólio de produtos para os mercados B2C e B2B, incluindo a oferta do Wi-Fi 6 em todos os seus planos.

Confira a entrevista com o CEO da Vero, Fabiano Ferreira, que falou sobre o momento da empresa, o mercado de banda larga no País, além da situação enfrentada no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que atingiram o estado.

 

TelComp: Quais são os principais desafios enfrentados pela Vero neste setor altamente competitivo?

Fabiano: Nós entendemos que os desafios são oportunidades. Estamos em um setor dinâmico e em evolução constante. Temos o propósito desafiador de liderar a revolução do relacionamento com o cliente, indo além da conectividade. Nascemos pensando diferente. Isso se confirma com os resultados da companhia, que tem um crescimento saudável, sustentável e com uma série de métricas que são as melhores do segmento.

Na Vero, trabalhamos com o que há de melhor em tecnologia. Em todos os nossos novos planos, o cliente já recebe a melhor solução em termos de Wi-Fi, o 6, que oferece qualidade, estabilidade e amplitude de sinal diferenciadas, além do MESH. Somos uma empresa que utiliza MVNO há bastante tempo, fruto da fusão com a Americanet. Enfrentamos desafios tecnológicos provenientes do setor, mas continuamos a oferecer cada vez mais conteúdos relevantes para os mercados B2B e B2C.

 

TelComp: Quais são as estratégias-chave que a empresa adota para se manter inovadora e competitiva?

Fabiano: Estamos em um momento ímpar. Fizemos a comunicação ao mercado, em dezembro, quando concluímos a fusão da Vero com a Americanet e estamos vivendo um período intenso de integração, de negócio, de estratégias e revisão de processos. A gente tem uma amplitude muito significativa em termos de atuação no mercado. Entre as estratégias, posso destacar que estão alinhadas ao nosso propósito de se relacionar de maneira diferenciada com o cliente para entregar muito mais valor ao consumidor. Isso se traduz, também, para o produto e o serviço.

No mercado B2B, nós oferecemos soluções na modalidade hardware e software as a service, com parcerias com a Microsoft, por exemplo, para comercialização do pacote Office 365, como também com outros parceiros para aluguel de desktop, notebook, leitores biométricos, smartphones, além de atender desde a micro até a grande empresa com soluções em conectividade. Isso inclui o governo também.

Para o mercado residencial não é diferente. Trabalhamos com conteúdos relevantes em plataformas de vídeos. Entre eles, o Globoplay, MAX, Paramount, além de um lançamento exclusivo no Brasil, que é o YouTube Premium. Tudo isso com preços bastante atrativos. Somos uma empresa robusta e forte nos mercados B2B e B2C, com grandes oportunidades de crescimento em ambas as frentes.

 

TelComp:  Como ficou a situação da empresa no Rio Grande do Sul, em virtude das fortes chuvas que danificaram as redes das operadoras?

Fabiano: Sou gaúcho, natural de Porto Alegre, e tenho acompanhado com muita sensibilidade essa questão. A Vero tem uma atuação muito forte no Rio Grande do Sul, onde operamos em 61 cidades. Dessas, 31 foram afetadas e 14 sofreram um impacto mais significativo.

Em comparação à tragédia de diversos pequenos provedores que tiveram problemas e perderam negócios, o impacto no nosso negócio foi pequeno. Nas cidades mais afetadas, tivemos problemas intensos com cerca de 2000 clientes de uma base de 215 mil assinantes no estado. Somos o maior ISP do Rio Grande do Sul. Fizemos de tudo para manter o nosso serviço estável e adotamos uma série de ações preventivas que ajudaram a manter o serviço com o menor dano possível.

Entendemos que os serviços de conectividade são parte essencial da vida das pessoas. Além de garantir a continuidade do nosso serviço, contribuímos para ajudar outras empresas em dificuldade, sejam médias ou pequenas, com o empréstimo de equipamentos, mão de obra e doações para a defesa civil, abrigos e instalação de internet gratuita nessas localidades.

Sem dúvida, olhamos de maneira cuidadosa e diferente para nossa equipe. Uma iniciativa interessante foi a troca de dias de trabalho por dias de voluntariado, o que foi primordial para ajudar diretamente as pessoas afetadas pelas fortes chuvas.

 

TelComp: Como a Vero lida com as demandas crescentes por largura de banda e velocidades de conexão cada vez maiores?

Fabiano: Esse é um desafio constante. Na Vero, analisamos periodicamente o crescimento do consumo dos assinantes, que aumenta entre 15% e 18% ao ano. O tipo de conteúdo acessado determina, obviamente, um consumo maior de dados.

Por exemplo, se uma pessoa adquire uma TV 4K, vários conteúdos de vídeo que ela assiste vão exigir mais dados para serem entregues com a qualidade esperada. Isso ocorre mesmo que o perfil de consumo do usuário não tenha mudado significativamente. O aumento de consumo está diretamente relacionado à evolução da qualidade dos conteúdos e à melhoria dos equipamentos disponíveis nas residências ou negócios dos clientes.

Estamos preparados para esse crescimento, realizando avaliações contínuas do nosso parque tecnológico para otimizar o gerenciamento da nossa rede. Esse é um desafio histórico no setor de telecomunicações e nosso compromisso é continuar entregando o melhor serviço para que nossos clientes possam utilizar ao máximo a capacidade da rede, sempre com excelência.

 

TelComp: Como você avalia o mercado de banda larga no Brasil?

Fabiano: O mercado evoluiu muito rápido e o setor de banda larga acompanhou esse crescimento. O que acontece é que a pandemia acelerou o consumo e a penetração do serviço de internet. No Brasil, temos 47 milhões de conexões, sendo que dois terços utilizam tecnologia de fibra ótica. Ainda há grandes oportunidades de otimização de tecnologia, especialmente considerando o alto consumo de redes sociais e a demanda por qualidade.

O mercado de fibra ótica, em particular, cresce a uma taxa entre 8% e 9% ao ano, considerada muito boa. Na Vero, observamos uma série de outros serviços com grande potencial de mercado, além da banda larga que atende entre 4,5 e 5 milhões de pessoas. Alguns desses clientes também utilizam serviços adicionais, como TI, vídeo e telefonia móvel, o que nos permite oferecer um portfólio mais amplo de serviços.

A Vero é hoje a única empresa no Brasil que entrega, de forma massiva, Wi-Fi 6 para 100% de seu portfólio. Não existe outra empresa no Brasil, seja ela média, pequena ou grande, que ofereça esse tipo de conexão aos seus clientes.