MWC 2023: Novas tecnologias transformarão indústria, agronegócio, setores de infraestrutura e logística no Brasil

Realizada pela primeira vez de maneira conjunta por TelComp, TELEBRASIL e SOFTEX, a delegação brasileira visitou a feira para conhecer aplicações e contou com a liderança do ministro das Comunicações nos debates.

Com o objetivo de propor uma agenda para as telecomunicações no Brasil, a TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, a TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações e a Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro organizaram visitas à feira e encontros setoriais durante o Mobile World Congress (MWC) 2023, o maior evento de tecnologia móvel do mundo, que aconteceu em Barcelona (Espanha) entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

A comitiva brasileira também contou com participação de senadores e deputados e conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, com destaque para a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que liderou as discussões do grupo, e de Carlos Baigorri, presidente da agência reguladora.

Durante o evento, foram apresentadas novas tecnologias que darão suporte à transformação digital das empresas em todo o mundo.

Com a expansão do 5G, por meio das chamadas redes dedicadas, o setor industrial será beneficiado, principalmente, pelo uso da Internet das Coisas (IoT) e de aplicações que utilizam Inteligência Artificial (AI), proporcionando menores custos e aumento de produtividade, o que poderá ajudar na jornada de atualização da indústria brasileira.

Já no agronegócio, o uso de sensores – também aliados à IoT e a AI – elevará ainda mais a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Da mesma forma, a mineração, a infraestrutura (portos, aeroportos, eletricidade), a logística, enfim, todas as atividades econômicas desenvolvidas no país poderão se beneficiar de tecnologias demonstradas no MWC 2023, a partir dos serviços oferecidos pelas empresas de telecomunicações e de software.

Durante o evento, as autoridades presentes puderam compreender o potencial do setor de telecom, sua importância para o país, bem como de toda sua cadeia, composta por operadoras de diferentes portes, que atuam em diversos segmentos e que são parte de um ecossistema fundamental para toda a transformação da sociedade.

A TelComp, a TELEBRASIL e a Softex agradecem a participação de todos os membros da delegação brasileira junto ao MWC 2023.