TelComp: Há temas negligenciados no debate sobre o 5G no Brasil

TelComp: Há temas negligenciados no debate sobre o 5G no Brasil

O leilão 5G acontecer este ano ou em 2021 não é a questão central nem deveria ser os motivos de críticas ao governo e à Anatel, afirma informe da TelComp, distribuído nesta quarta-feira, 22/01. Mas, sim, o fato de existirem assuntos – importantes- negligenciados no Brasil.

A entidade enumera como temas negligenciados a regularização do uso de postes, onde o consenso entre os atores distribuidoras de energia, operadoras de telecom e operadoras competitivas está longe de ser conseguido e a implantação de antenas, ainda motivo de disputa com os municípios que não respeitam a lei federal. “Estes temas não podem esperar mais, pois são pré-requisitos determinantes para o sucesso do lançamento comercial da 5G”, pontuou a Associação.

A TelComp também alertou que três das quatro grandes teles no país seguem explorando oportunidades de compartilhamento de radiofrequência e outros elementos de redes, com o intuito de reduzir custos e alavancar retorno sobre investimento.

“São alternativas válidas e cada vez mais importante na era 5G, mas que exigem muita atenção sobre aspectos concorrenciais”, reportou a TelComp. Para a entidade, se o leilão 5G acontecer no começo de 2021, não haverá prejuízos ao mercado e aos consumidores, uma vez que a oferta comercial dos serviços 5G só será significativa mais à frente. O edital do 5G será tema de discussão na reunião da Anatel, agendada para o dia 06 de fevereiro.

Convergência Digital