TelComp marcou presença no Futurecom 2025 com debates sobre infraestrutura, sustentabilidade e regulação do setor

TelComp celebra 25 anos com coquetel especial durante o Futurecom

 

A TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas – esteve presente em mais uma edição do Futurecom, o maior evento de conectividade e inovação da América Latina, realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo.

Reunindo associados, parceiros e representantes do setor no estande D17, a Associação contribuiu ativamente para discussões estratégicas sobre infraestrutura, sustentabilidade e regulação, temas centrais para o futuro das telecomunicações no Brasil.

Durante o evento, o Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa, participou do painel “Sustentabilidade de Rede – Investimento em Infraestrutura e Energético”, no dia 1º de outubro. Em sua fala, destacou a necessidade de políticas públicas e modelos de investimento que assegurem eficiência, qualidade e expansão da infraestrutura digital, aliadas à transição energética.

“A agenda de sustentabilidade está no centro da evolução das telecomunicações. Investir em redes modernas, resilientes e ambientalmente responsáveis é essencial para que o Brasil avance na transformação digital com competitividade e inclusão”, afirmou Barbosa.

No dia seguinte, Amanda Ferreira, Gerente Jurídico e Regulatório da TelComp, integrou o painel “30 anos da Norma 4/95: lições, disputas e próximos passos”, que discutiu os impactos da recente decisão da Anatel de revogar a Norma 4/95. A mudança, que entrará em vigor em janeiro de 2027, redefine a separação entre os conceitos de internet e telecomunicações, com reflexos regulatórios e tributários relevantes para o setor.

“A revogação da Norma 4 abre caminho para uma maior convergência regulatória. Será fundamental que esse processo garanta equilíbrio competitivo e segurança jurídica para os agentes do mercado”, destacou Amanda.

Além da intensa programação técnica, a TelComp celebrou durante o evento os 25 anos de sua fundação com um coquetel comemorativo, que reuniu Associadas, parceiros e convidados no estande da Associação. O encontro foi marcado por reencontros, trocas de experiências e pela celebração de uma trajetória dedicada à inovação, à competitividade e à construção de um setor mais justo e conectado.

“Celebrar 25 anos de história ao lado de nossas Associadas, parceiros e amigos no Futurecom foi um momento especial. A TelComp nasceu com o propósito de promover a competição e fortalecer o ecossistema de telecomunicações no Brasil – e seguimos firmes nesse compromisso. Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória de conquistas e evolução constante”, declarou Luiz Henrique Barbosa, Presidente Executivo da TelComp.