TelComp On-line
► 27/out/2020  |  TelComp

TelComp On-line #43

 

As PPPs serão importantíssimas no Leilão 5G

Americanet e a NOKIA promoveram o Showcase 5G na última segunda feira em Pindamonhangaba, SP. Além do recorde de velocidade (4Gbps) o show incluiu várias demonstrações de aplicações, como o uso de drones e vídeo 4K, IoT em ambiente industrial em parceria com o SESI, games em cloud, realidade aumentada, entre outras, que não só confirmam amplo potencial da nova tecnologia, como demonstram o amadurecimento no “ecossistema” desenvolvimento, com a participação de empresas internacionais e nacionais, como o Laboratório Virtus da Universidade de Campina Grande, PB.

Lincoln Oliveira, CEO da Americanet, associada da TelComp, destacou a importância das operadoras competitivas (PPP) na 5G, pois já dispõem de ampla rede de fibra óptica em todo o país, com presença expressiva nos municípios menores. Isto facilitará a implantação rápida para levar conectividade de algo padrão para o agronegócio e viabilizar aplicações de telemedicina e educação, em regiões mais afastadas que hoje ainda não tem nem a 4G. “A articulação das competitivas, com planos de negócios sólidos, está atraindo a atenção de fundos e não faltarão recursos para os investimentos, concluiu Lincoln Oliveira.

Os conselheiros da Anatel Vicente Aquino e Moisés Moreira, os dois decisivos na elaboração da minuta de edital que contempla a participação das PPPs no Leilão, estiveram presentes e explicaram que o processo de Consulta Pública está avançando bem com todo o apoio da Área Técnica, a partir da minuta de edital aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor da Agência. Abraão B. Silva, Superintendente de Competição, também presente, assim como representantes do MCOO, do MCTI e do Ministério da Economia.

 

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Depois de longo trabalho em conjunto com técnicos do Executivo e da Anatel, a OCDE divulgou ontem 2 estudos que analisam inúmeros aspectos importantes para o desenvolvimento digital no país. Há anos o Brasil almeja ingressar na OCDE, e para isso é necessária a adesão a um conjunto de boas práticas julgadas importantes para criar ambiente propício ao desenvolvimento de negócios. Redução de carga tributária, ajustes no escopo de atuação das agências setoriais e executivo, Lei do SeAC, leis de informática, fundos setoriais, roaming, entre muitos outros temas. É leitura obrigatória. Confira os links.

A caminho da Era Digital no Brasil

Telecomunicações e Radiodifusão no Brasil

 

FUST e Fistel sobre IoT

O setor de telecomunicações, TI, agrobusiness, entre outros, continuam esforços coordenados, junto ao Congresso e ao Executivo, para a aprovação do PL 172/20 (FUST) agora sob a relatoria do Senador Diego Tavares, que substitui a Senadora Daniela Ribeiro, licenciada, e a aprovação do PL 6549/19 (FISTEL). São dois projetos importantíssimos e que estão em fase final de tramitação mas ainda não concluídos. Em live recente para associadas da TelComp, o Secretário Artur Coimbra do MCOM, informou que o Ministério editará uma medida provisória sobre a isenção do Fistel sobre IoT e VSAT, para garantir que prevalecerá em 2021, caso o Congresso não conclua a aprovação nos próximos dias.



Como será a rede de telecomunicações do futuro

A quinta geração das comunicações móveis (5G), o Wi-Fi 6 e a rede de longa distância definida por software (SD-WAN, na sigla em inglês) são três tecnologias que prometem mudar o panorama das telecomunicações.

TelComp
TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399