TelComp On-line #46

Os Comitês Executivos da TelComp seguem trabalhando em temas estratégicos para as Associadas. Confira e participe

Comitê Regulatório

Coordenado pela Cris Sanches da NetServ, os trabalhos têm sido muito intensos e cobrem leque amplo de assuntos e a CP 65, proposta pela Anatel, é um exemplo (acesse a Consulta Pública 65). O objetivo da Consulta foi colher subsídios sobre vários temas importantes, que moldarão a estrutura da regulamentação setorial no futuro. Os avanços tecnológicos, com a rápida substituição da “comutação por circuitos” por “comutação por pacotes” e redes definidas por software, transformam as telecomunicações e exigem mudanças substanciais no arcabouço regulatório. Licença única de telecomunicações, interconexão, espectro, numeração, MVNO, SeAC e redes neutras são algumas das questões sobre as quais a TelComp apresentou contribuições (acesse PDF Contribuições TelComp CP65) depois de longos debates com associadas. Além de reuniões de trabalho com associadas, por duas vezes contamos com experts de fora para enriquecer os debates, contribuindo com conhecimentos técnicos e regulatório. Acompanhem a programação de reuniões pois outros temas estratégicos já estão em pauta.

Comitê de Infraestrutura

O Comitê coordenado pelo Cleber Ajuz, da Telecall, tem uma pauta extensa, que inclui projetos de reordenamento de redes aéreas, obras conjuntas de redes subterrâneas e as contribuições da TelComp aos debates sobre a nova regulamentação de compartilhamento de postes. Este é um tema crítico e a TelComp, ouvindo suas Associadas, levou contribuições ao Comitê das PPP da Anatel, à Aneel, a outras associações setoriais e ao Ministério da Economia, que atua em temas que impactam investimentos e produtividade.

Comitê Tributário

Com o Henrique Campos, da BR Digital, na coordenação, o Comitê elaborou proposta de posicionamento da Associação sobre reforma tributária. Como ainda não está claro que propostas do Congresso e do Executivo prevalecerão, as contribuições da TelComp (acesse PDF) abordam princípios que devem nortear qualquer reforma. Simplificação de normas, neutralidade e tendências claras de redução de carga tributária (isto é: a carga tributária atual não pode aumentar com as reformas e devemos ter sinalização objetiva de reduções futuras), estão entre os temas abordados.

Para encerrar o ano, o Comitê vai organizar Live, com especialista externos, sobre os principais temas tributários para a operadoras, como forma de contribuir para disseminação de conhecimentos e ajudar no planejamento de cada associada.  Será no dia 19/12, reserve a agenda e aguarde mais informações.

Comitê de Novos Negócios

Sob a coordenação do Nivaldo Custódio, da Telium, o Comitê promoveu a construção de protótipo de plataforma para negociação de circuitos entre associadas. A equipe da Go! Telecom desenvolveu a ferramenta, foram feitas cargas de dados por algumas associadas e agora teremos a transição para equipe da TelComp, que centralizará a operação. Em breve você terá mais detalhes sobre como usar o recurso para fazer mais e melhores negócios entre associadas.

Para falar de tendências tecnológicas teremos uma Live exclusiva do Telecom Infra Project, o TIP,  no dia 8/12 – 16 horas. Reserve sua agenda e fique atendo aos comunicados com os detalhes. O TIP é uma iniciativa global, que reúne dezenas de operadoras e fornecedores dos mais variados perfis do mundo inteiro, cujo objetivo é criar novas abordagens tecnológicas para facilitar o desenvolvimento de redes de telecom. No Brasil, o TIP tem parcerias com o CPQD, está fazendo “trial” com várias operadoras, e é um apoiador do movimento de Open RAN e seus desdobramentos para redes fixas.  Não perca pois você terá oportunidade a aprender e se atualizar.

Comitê Institucional

O projeto mais importante em curso é a definição de escopo de trabalho e da escolha de consultoria especializada para assessorar a TelComp na formulação de seu plano estratégico. O mercado está mudando rapidamente, o perfil das Associadas da TelComp também, e é importante a sintonia fina entre o trabalho da associação e as necessidades das associadas.

Lives Exclusivas

Neste momento de distanciamento social, temos organizado lives exclusivas para as associadas da TelComp, sempre tratando de temas estratégicos, com participação de profissionais de renome e atuação destacada nos temas abordados. Na última quarta-feira, recebemos a Nathalia Lobo e o Gabriel F. Bragança, do Ministério da Economia e o Conselheiro da Anatel Carlos Manuel Baigorri. A Nathalia e o Gabriel foram incansáveis e decisivos para a aprovação dos PL sobre o Fust e a desoneração do Fistel sobre IoT, duas pautas estratégicas para as nossas Associadas. O Baigorri, recém empossado no Conselho Diretor da Anatel, será o relator do Edital 5G, outro tema de grande interesse para as associadas. Fique atento aos próximos eventos pois a sua participação é muito importante.


Participe das atividades da TelComp.